sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Juazeiro BA: Nova Eleição para Diretores consolida a gestão democrática da Educação

Em sua segunda edição, a Eleição para Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro consolida a gestão democrática da Educação do município e se estabelece como um princípio básico desse processo participativo. Em 2010, a primeira eleição surpreendeu a todos pela ousadia de mudar um formato que historicamente acontecia por indicação, para um método eletivo. Nesse ano de 2013, o processo de escolha dos Diretores promete ser ainda mais ágil, transparente e sólido.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral Central, Lucinete Alves, Juazeiro vive um novo tempo na Educação, marcado por iniciativas que aproximam os pais e a comunidade da escola. “A primeira eleição nos serve de experiência. Agora, com mais maturidade e compreensão da importância desse processo, nós pretendemos avançar e aumentar ainda mais a autonomia administrativa, financeira e pedagógica das unidades de ensino municipais. E para isso nós hoje podemos contar com a participação ativa dos Conselhos, inclusive nesse processo de eleição”, explica.

O novo método democrático de escolha dos gestores não acaba no voto, ele é apenas um dos princípios. O mesmo se estende à participação da comunidade e dos conselhos nas decisões importantes da escola, que vai desde o acompanhamento dos índices de aprendizagem à administração do dinheiro do Programa para Autonomia Financeira da Escola (PROAFE) – projeto este implantado pela gestão de Isaac Carvalho, que integra a política de gestão democrática. “Nós conseguimos fortalecer essa parceria e isso é muito importante. Além disso, nós fizemos questão de desvincular a eleição de anos eleitorais justamente para garantir a livre democracia e a lisura do processo”, destaca a presidente.

Para o secretário da pasta, Clériston Andrade, a eleição 2013, juntamente com a aprovação da nova Lei que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes escolares, representa a solidificação dessa empreitada. “A Gestão Democrática, com a eleição direta dos dirigentes escolares, é uma realização desta gestão, que tem como uma das metas fazer com que a Educação não sofra com as trocas de governo, afinal as escolas e os alunos não podem ser prejudicados por interesses pessoais ou políticos”, acredita o titular da SEDUC.

Para a Coordenadora Pedagógica Eliete Enelcina da Silva, que concorrerá à vaga de diretora na Escola Municipal Atanilha Luz Araújo, localizada no distrito de Massaroca, o formato atual oferece oportunidades. “Antigamente era mais difícil chegar ao cargo de diretor, pois precisávamos de indicação, mas agora a gente passa pela avaliação teórica, psicológica e pela aprovação da comunidade escolar, que inclui a participação dos professores e dos funcionários da unidade de ensino. Esse novo processo de escolha é justo, transparente e depende muito do nosso esforço e da nossa capacidade de correr atrás. Acho muito importante essa decisão de terem optado pela eleição e estou bastante otimista”, garantiu a educadora, que fez a inscrição nesta sexta-feira.

Processo eleitoral
As inscrições tiveram início dia 10 e prosseguem até o dia 17 deste mês e podem ser feitas de 8 às 12h e das 14 às 17h. Podem se inscrever aqueles que tenham formação em nível superior em qualquer curso de Licenciatura Plena; possuam, no mínimo, 03 anos de efetivo exercício da docência na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro e disponham de carga horária de 40 horas semanais compatíveis com o regime de trabalho.

O processo eleitoral para preenchimento dos cargos (mandato 2014/2017) será realizado em quatro etapas distintas: avaliação de conhecimentos específicos; avaliação psicológica; eleição direta e nomeação dos eleitos sob as condições e diretrizes definidas em Lei. A Comissão Eleitoral Central instituída acompanhará a primeira e segunda etapas, e conduzirá o processo eletivo em conjunto com as Comissões Eleitorais Escolares.

Acesse aqui o EDITAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário