As linguagens artísticas na educação inclusiva: desafios e possibilidades. Esse foi o tema da segunda Oficina de Criação, promovida pela licenciatura em Artes Visuais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Juazeiro, nos dias 23 e 24 deste mês.
O curso é oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, no município, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).
A oficina, desenvolvida pelos professores-alunos da licenciatura, contou com discussão sobre a arte como ferramenta de educação para interação do indivíduo com o mundo social, político e cultural.
“Ao conhecer a arte, o aluno poderá alcançar melhores níveis de aprendizagem e de desenvolvimento da capacidade de percepção, imaginação e criatividade, reconhecendo as relações entre o ver, perceber e fazer artístico”, explicou a coordenadora da atividade, Marineide Caiana.
Durante a programação foram realizadas ainda apresentações culturais, palestras, dinâmicas e oficinas de teatro, dança e artes plásticas.
Durante a programação da iniciativa foram realizadas oficinas de teatro, dança e artes plásticas
As atividades abordaram temas como a importância do uso da arte como metodologia para o desenvolvimento do pensamento e das práticas pedagógicas na educação inclusiva e tiveram como objetivo promover uma reflexão sobre o trabalho dos professores no atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas de Juazeiro.
O evento contou com a participação do pedagogo e artista plástico, Marlus Castro, do psicopedagogo Nilton Souza e do coreógrafo e professor de educação física, Francisco Matos.
A iniciativa reuniu alunos da rede municipal de ensino e professores de AEE de cidades da região, a exemplo de Campo formoso, Curaçá, Sento Sé, Casa Nova, Saúde e Pindobaçú.
Sobre o Parfor
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (Ipes) e das secretarias de educação dos estados e municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE) que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a autonomia dos entes federados.
O Parfor é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.
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