Diferente da pequena Geovana Vitória de quatro meses que estava com a vacinação em dia, as crianças Pedro Ângelo Martins, de três anos, e Luís Felipe de Jesus, de dois anos, tiveram que tomar a vacina tríplice viral que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Eles participaram do Dia D de multivacinação neste sábado (24), na Unidade de Saúde da Família Joanes Leste, no Subúrbio Ferroviário, em Salvador. A campanha segue até o próximo dia 30 e é destinada a crianças menores de cinco anos.
Em todo o estado, 3800 postos de vacinação estarão oferecendo todas as vacinas do calendário básico infantil - BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A meta é que, na Bahia, 1,1 milhão de crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde tenham suas cadernetas de vacinação atualizadas.
“As campanhas de multivacinação são fundamentais para a atualização da caderneta da criança”, disse o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. Ele apontou ainda que, com o programa de imunização, as complicações e óbitos por doenças imunopreveníveis reduziram bastante. “Atualmente, já não há mais registros de sarampo na Bahia, um grande avanço na saúde pública”, afirmou Jorge Solla.
A coordenadora do Programa de Imunização do Estado, Fátima Guirra, aponta que o principal objetivo desta campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças. “O índice de abandono do esquema vacinal chega a 17% para a imunização contra o rotavírus e quase 7% quando se trata da vacina pneumocócica 10-valente. Com esta campanha, esperamos reduzir estes índices”, explicou Fátima.
Além das vacinas, também está sendo disponibilizado suplemento de vitamina A para os menores de seis meses a menos de cinco anos. A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.
Médicos cubanos chegam hoje a Brasília e ao Recife, diz Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário