sábado, 13 de julho de 2013

Sobradinho BA: Sebrae ministra curso sobre Compras Governamentais



A Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Sebrae, através do projeto Sebrae/BA no Território da Cidadania Sertão do São Francisco, realizou, nos dias 11 e 12 de julho, o Curso de Compras Governamentais II, no Auditório do Centro Educacional de Sobradinho (CES). O objetivo é preparar gestores técnicos municipais para a aplicabilidade da Lei que criou benefícios para a micro e pequena empresa, empresa de pequeno porte e empreendedor individual.

Participam do curso secretários municipais, compradores, pregoeiros e demais servidores envolvidos no processo de atendimento às demandas de bens e serviços que assegurem a efetividade e eficiência da prestação dos serviços públicos à coletividade.

O curso é ministrado pelo instrutor Roberval Sousa, ex-procurador federal, consultor do Sebrae Nacional na área de políticas públicas. Segundo ele, o curso de compras governamentais visa o desenvolvimento local sustentável, tendo em vista que “as compras governamentais são fundamentadas pela Lei Geral”, explica.

Ele reforça que a meta é capacitar os gestores públicos para que eles tenham uma visão mais ampla em relação à aplicabilidade da lei, fazendo compras governamentais com mais qualidade. “Com menos custos e menos gastos para o município”, esclareceu o consultor.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 96% das compras realizadas pela administração pública, em Sobradinho, nos últimos 08 anos, eram realizadas em empresas fora do município, indicando um estado de pré falência do mesmo. Em seu pronunciamento, durante reunião com secretários, o prefeito Luiz Vicente Berti, disse que fará o possível para reverter estes números, e para a realização das compras governamentais, a administração aplicará também os benefícios para as Micro e Pequenas Empresas.

“Com a benção de Deus, nós faremos com que Sobradinho volte ao trilho do desenvolvimento. Planejar é pensar o futuro, é diminuir os erros, estamos trabalhando através da união de todos os servidores, fornecedores e população para que todos, em conjunto, possamos colocar a prefeitura para funcionar, rompendo com o caos pelo qual encontramos Sobradinho quando iniciamos a gestão”, disse o prefeito, explicando que assumiu a administração do município com problemas graves, como a falta de pagamento de funcionários, débitos com INSS, precatórios, além de várias obras inacabadas.

O Governo a Força do Novo é a Energia do Povo está promovendo uma reforma administrativa com a modernização administrativa e a eficiência na administração pública por meio de pesquisas e soluções dos principais problemas que afetam a administração pública municipal.

“Como a administração anterior deixou o município com várias pendências no CAUC, principalmente por não prestar contas ao Tribunal de Contas do Município, como também não deixou informações dos relatórios de gestão fiscal e informações de restos a pagar, tivemos uma dificuldade inicial na gestão, no entanto possuímos competência e comprometimento, nossa equipe trabalha para promover a normalização e excelência dos serviços públicos municipais”, conclui Luiz Vicente.


Lidiane Cavalcante
Ascom Sobradinho

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