segunda-feira, 1 de julho de 2013

PARCERIA COM UPE PROPORCIONA PRÁTICA DE GINÁSTICA LABORAL AOS PROFISSIONAIS DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO

Uma parceria entre o Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) com a Universidade de Pernambuco (UPE) está proporcionando aos profissionais da unidade a prática de Ginástica Laboral. Duas vezes por semana, os funcionários do setor administrativo e da Assistência á Saúde recebem as aulas orientadas por uma fisioterapeuta e por estudantes do curso de fisioterapia dentro do próprio HRJ.

Segundo a fisioterapeuta e professora da UPE, Denyse Brito Nunes, 12 alunos participam do projeto de extensão, cujo objetivo é estudar, promover a saúde e prevenir distúrbios cinético-funcionais nos trabalhadores da área hospitalar. “O projeto oferece a oportunidade dos estudantes atuarem junto à comunidade para complementar sua formação acadêmica, através da interdisciplinaridade e fomentação dos seus conhecimentos científicos de forma prática, social e realista. Quando falamos dos funcionários do HRJ, nosso maior objetivo é comprovar como a Ginástica Laboral pode diminuir a incidência de doenças relacionas ao trabalho e estimular hábitos mais saudáveis”, explica.

Ainda de acordo com Denyse, o programa de Ginástica Laboral consiste no conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. “São sessões de exercícios físicos educativos, que variam de 10 a 15 minutos. A Ginástica Laboral traz benefícios fisiológicos, como por exemplo, a redução da sensação de fadiga no final da jornada de trabalho e diminuição do esforço na execução das tarefas. Não podemos deixar de lado os benefícios para a empresa também, pois ela ajuda na redução de faltas dos funcionários, gastos com afastamentos e aumenta a produtividade”.

Para o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antônio Bandeira, o HRJ cumpre um importante papel na formação de recursos humanos na área da saúde. "O convênio com a UPE para a realização da Ginástica Laboral faz parte também de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido neste hospital com pesquisadores daquela instituição de ensino. Uma parceria que trará benefícios para ambas as partes envolvidas e que fortalece ainda mais as relações interinstitucionais."

MAU EXEMPLO: CARRETA TOMBA E PESSOAS QUE PASSAVAM TENTARAM SAQUEAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário