O secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, comemora a criação do mais novo equipamento municipal de segurança e orientação aos turistas. “A guarda municipal já está no dia a dia dos cidadãos petrolinenses e, agora, os turistas vão contar com o auxílio direcionado da guarda turística. E teremos muito mais! Estamos fortalecendo as bases para o desenvolvimento do turismo e da projeção contínua de Petrolina”, ressalta Iuric.
A guarda turística prevê rondas nos principais pontos de visitação de Petrolina. Entre eles a Orla I e II, a Praça Dom Malan, o Bodódromo e o Balneário das Pedrinhas. Mas, antes de ir às ruas, o grupo vai passar ainda por capacitações. A primeira etapa desse processo de qualificação será a aplicação de um curso de língua Inglesa voltado à aprendizagem, a escrita e a conversação no idioma.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Jota Santos, a meta é capacitar o contingente inicial e em breve fazer a ampliação do efetivo de guardas turísticos para abranger outros pontos da cidade. “A guarda vai estar fardada nos principais pontos turísticos, dando informação pra os turistas. Para isso vamos promover cursos de qualificação. O de inglês é um dos que não podem faltar, pois eles precisam saber interagir com o turista. Trabalharemos com a capacitação continuada”, relata Jota.
Curso de capacitação em línguas
As aulas do curso de língua inglesa começaram esta semana e serão ministradas todas as segundas-feiras, no Núcleo Municipal de Estudos de Línguas (Numel), na Escola do Servidor - Unidade Dom Idílio em Petrolina. Segundo a coordenadora do Numel, Stella Márcia de Alencar, o curso de inglês terá duração de dois anos e terá ênfase na conversação.
“Devido ao desenvolvimento da nossa cidade e o fluxo de estrangeiros, muitas vezes nos deparamos com dificuldades em nos comunicar com os turistas. A capacitação é um programa de inglês instrumental para fornecer informações sobre as atrações turísticas da cidade. No módulo 1 vamos incrementar o vocabulário dos guardas com palavras e expressões presentes nas ações diárias. Já do 2 ao 4 aprofundaremos o estudo da língua, dando foco à conversação”, explica Stella.
A guarda Aparecida Ferreira Farias, que integra a nova Guarda Turística, avalia como imprescindível a capacitação, pois através do curso eles terão como fazer um melhor atendimento ao turista. “Atuo há dez anos na guarda do município. E percebo que a cidade tinha uma carência em oferecer informação aos turistas. Acontecia que as pessoas nos abordavam e não tínhamos muitas vezes como responder as suas perguntas. Com a capacitação e sendo bilíngue a gente se sente mais preparado”, conclui Aparecida.
Texto: Juliane Peixinho
Foto: Ricardo Alves
Assessoria de Comunicação- PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário