A Bahia criou, no primeiro semestre deste ano, 26.640 postos de trabalho (+1,53%), liderando, de forma absoluta, a geração de emprego da Região Nordeste. O Ceará aparece em segundo lugar na geração de emprego, com um saldo de 13.152 empregos (metade do que foi gerado pela Bahia), seguido do Piauí, com 6.227, e Sergipe, com um saldo de 295. Os demais estados da região apresentaram saldos negativos.
Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (23), pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e já computam a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo pelos empregadores.
Ainda segundo o Caged, a Bahia criou, no mês de junho,1.436 empregos celetistas, o equivalente à elevação de 0,08% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Setorialmente, este resultado deve-se, principalmente, aos Serviços, com 861 empregos, à Agropecuária, com 573 empregos, e à Indústria de Transformação, com 467 empregos.
Além deles, apenas a Administração Pública apresentou saldo positivo, de 60 empregos. Os setores da Construção Civil (-377), Comércio (-94), Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), com -38 empregos, e Extrativa Mineral (-16) tiveram saldos negativos.
No setor de Serviços, o segmento de alojamento, alimentação, reparação e manutenção teve o maior saldo, com 1.101 empregos. Por outro lado, na Indústria de Transformação, o subsetor da Indústria calçadista destacou-se com o saldo negativo de -420 empregos.
Ainda em relação ao mês de junho, o interior do estado (municípios não metropolitanos) revelou um saldo positivo de 2.655 empregos. O setor da Construção Civil também se destacou na geração de emprego nessa região, com um saldo positivo de 837 empregos, o mais significativo dentre os setores.
A capital do estado registrou um saldo positivo de 428 empregos. No interior do estado, os cinco municípios não metropolitanos e com mais de 30 mil habitantes que tiveram melhores resultados foram Juazeiro (650 empregos), Nova Viçosa (608 empregos), Casa Nova (497 empregos), Maragogipe (404 empregos) e Vitória da Conquista (298 empregos).
Tribuna da Bahia
Ministro Fernando Bezerra Coelho e sua mulher são abençoados pelo papa Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário