quinta-feira, 2 de maio de 2013

Juazeiro: Prefeitura e Univasf confirmam parceria e professores assumem secretarias

Foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 02, a parceria técnico-administrativa entre a Prefeitura de Juazeiro e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante a solenidade de posse dos novos secretários municipais indicados pela instituição, que aconteceu num dos auditórios do espaço multieventos, campus Juazeiro.

O prefeito Isaac Carvalho nomeou os professores João Pedro da Silva Neto, que assume a nova secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento, e Maéve Melo, que comanda a pasta de Administração. O reitor Julianeli Tolentino esteve presente no ato, que contou com a participação de funcionários da instituição de ensino, vereadores, secretários de governo e lideranças políticas e o vice-prefeito, Irmão Francisco.

O engenheiro e professor da Univasf, João Pedro Silva Neto, será o titular da secretaria que vai gerenciar as obras do PAC2 e produzir novos projetos estruturantes. O prefeito Isaac seguiu a orientação da presidente Dilma, criando a Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento, fazendo com que áreas técnicas possam dialogar com os governos estadual e federal, criando uma interface administrativa. “É uma imensa satisfação poder participar de uma gestão municipal, colaborando com o conhecimento produzido na universidade, preenchendo um espaço que há muito tempo queríamos ocupar. Será um desafio, mas nos colocaremos à disposição da sociedade, com obstinação profissional”, declarou o novo secretário.

A nova secretária de Administração, professora Maéve Melo, falou da satisfação de poder participar da gestão, sendo indicada pela universidade, fazendo com que seja rompida uma “barreira histórica”. “Agradeço a confiança do prefeito Isaac. Temos como meta promover uma maior valorização do servidor, criando a Escola do Servidor, onde poderemos promover capacitação profissional. Também queremos promover a eficiência para que haja uma maior celeridade nos processos, evitando que a burocracia não atrapalhe o andamento das ações. Vamos unir o conhecimento acadêmico e aplicá-lo, contribuindo com a gestão municipal”, pontuou.

O prefeito Isaac Carvalho deu as boas vindas e desejou um bom trabalho aos novos secretários. “Era um desejo nosso, desde 2009. Enfim, nos aproximamos em definitivo com a universidade, que é uma fábrica de talentos. Firmamos a parceria e com certeza quem vai ganhar com isso é a população, que certamente irá se beneficiar com o melhoramento das políticas públicas”, disse Isaac Carvalho.

O reitor Julianeli Tolentino declarou estar satisfeito por ver que a máxima do “romper os muros da universidade” esteja sendo consolidado. “Vínhamos dialogando com o prefeito Isaac, que sempre solicitava o nosso apoio. Entendemos que os indicados para a gestão municipal de Juazeiro poderão contribuir muito com o desenvolvimento da cidade, usando os seus conhecimentos em benefício da população”, finalizou o reitor.

Outros quadros da universidade poderão fazer parte do Governo, sendo que o convênio de cooperação técnico-administrativo é amplo, seja nas áreas estruturais, de administração, social, educação, dentre outras.

O deputado federal, Daniel Almeida foi representado pelo dirigente partidário, Egberto Magno.

Perfis Novos Secretários – Univasf


Professora Maéve Melo – Secretária de Administração



Maéve Melo dos Santos é professora do quadro efetivo da UNIVASF, lotada no Colegiado de Ciências da Natureza, campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato-PI. É mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG.

Foi professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2005-2009) e da Universidade de Pernambuco – UPE (2002-2005). Possui experiência em gestão pública, atuando como Diretora de Gestão Educacional na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – BA (2009-2010), Superintendente Geral da Educação de Petrolina (2007-2008) econsultora do município de Dormentes. Também apresenta experiência na implantação de programas de Avaliação Institucional, avaliando o desempenho de todos que fazem a educação municipal: alunos, professores, corpo administrativo, equipe gestora e equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Além dessas atividades, coordenou as Conferências Municipais de Educaçãode Petrolina e Juazeiro e elaborou o organograma e Regimento Interno da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro e prestou serviços à IDHEA - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AMBIENTAL LTDA, de Minas Gerais, por meio da elaboração e implementação do Projeto Piloto de Acompanhamento Regional do Programa BBEducar nos Estados do Piauí, Amapá, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Sergipe, desenvolvendo atividades de avaliação e acompanhamento dos resultados e desempenho dos alunos e do programa.

Um dos seus destaques é a competência em realizar, coletivamente, o Planejamento Estratégico da Secretaria, seguido do monitoramento e avaliação das ações executadas. Durante o período em que esteve atuando na SEDUC, elaborou com toda a equipe o Planejamento Estratégico da Gestão Educacional 2009 - 2012 e idealizou e realizou o “Planejando 2010 e 2011”. Além disso, possui a habilidade de elaborar Programas e Projetos a partir da situação diagnosticada, criando alguns dos projetos desenvolvidos na SEDUC até os dias atuais.

Outra habilidade é sua capacidade em idealizar programas informatizados que possam dar agilidade ao serviço público, de acordo com as demandas da secretaria. Nesse campo, participou no desenvolvimento do Sistema Avaliar (software de banco de dados para gerenciamento da avaliação em rede municipal utilizado na Secretaria Municipal de Educação de Petrolina – PE e de Dormentes - PE) e no desenvolvimento do GERIS – Gerenciamento dos Indicadores de Sucesso (software de banco de dados para gerenciamento dos indicadores de sucesso utilizado na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro/BA).

A Nova secretária de Administração foi indicada pela Univasf para colaborar com a gestão municipal de Juazeiro.

Prof. João Pedro da Silva Neto – Secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento




Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, campus João Pessoa, no ano de 2000. Atualmente, trabalha na Pró-Reitoria de Ensino e exerce a função de Coordenador de Planejamento e Apoio ao Ensino.

É professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, campus Juazeiro, em regime de Dedicação Exclusiva desde sua implantação, em 2004. Foi Coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIVASF no biênio 2005 - 2007 e Sub-Coordenador no biênio de 2007 - 2009, membro do Conselho Universitário – UNIVASF, nos mesmos períodos. João Pedro da Silva Neto atua na área de Engenharia Estrutural, principalmente nos seguintes temas: Resistências dos Materiais e Análise Estrutural.

João Pedro da Silva Neto atua também em Atividades de Extensão no tema de “Reabilitação e Acessibilidade voltada a uma Comunidade Atendida pelo SUS”. Representou a UNIVASF na Conferência Municipal das Cidades em Juazeiro, no ano de 2007, e faz parte da Comissão Organizadora da 5ª Conferência das Cidades, representando a UNIVASF.

João Pedro Silva Neto assume a nova Secretaria de Planejamento e Aceleração do crescimento, pasta sugerida pela presidente Dilma Roussef aos prefeitos do Brasil para que áreas técnicas possam acompanhar as obras do PAC2, criando uma interface administrativa. Diante dos seus quadros, o novo secretário foi indicado pela Univasf para a função.


Ascom/PMJ

Petrolina: Feira Internacional de Artesanato e Decoração começa amanhã (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário