segunda-feira, 13 de maio de 2013

Juazeiro inicia Semana do Bebê com orientações às mães nos leitos da Maternidade Municipal

A Prefeitura de Juazeiro deu inicio na Maternidade Municipal, no último domingo, 12, também em homenagem ao Dia das Mães, a Semana do Bebê. O evento foi abrilhantado com a participação especial de Lucas Gabriel que recitou uma poesia em agradecimento ao prefeito Isaac Carvalho pelas políticas públicas em prol das crianças e adolescentes, que resultaram no reconhecimento internacional do município e na conquista dos Selos Unicef e Abrinq.

Representado o prefeito Isaac Carvalho, o assessor de gestão intersetorial, Roosevelt Duarte, parabenizou todas as mães pelo dia e falou da importância da ação. “O prefeito nos deu esta missão especial de cuidar melhor das nossas crianças e da população de Juazeiro. Implantamos um processo de reeducação no município e nada melhor do que aumentarmos os cuidados direcionados as mães – símbolo de amor - e aos bebês. Se tivermos amor de verdade, não vamos precisar de tantas leis. Com boa vontade e educação a gente consegue transformar muitas coisas”, explicou. O assessor aproveitou para reforçar que estes cuidados são vistos como prioridade pela atual gestão.

O secretário da Saúde Cássio Garcia, falou da importância do momento e abraçou todas as mães com palavras de carinho. “Temos que cuidar sempre das mães e dos bebês. É com este olhar diferenciado que a gestão pode chegar onde almeja. Este evento pretende reeducar as pessoas levando informações sobre os direitos das crianças e das mães. O governo vem demonstrando que prioriza estas políticas públicas”, afirmou. Cássio Garcia aproveitou o evento para citar os avanços já conquistados pela gestão em prol das mães e das crianças, como parto humanizado e gratuito e relembrou a ampliação dos serviços da maternidade, por exemplo, a qualificação do Centro de Parto Normal, a instalação da Casa da Mamãe e do Bebê e a implantação de uma UCI e uma UTI neonatal. A Maternidade é referência para 27 municípios baianos e, através da Central de Regulação de Leitos, este número amplia para 52 municípios, devido à parceria da rede interestadual de saúde, que envolve os estados de Bahia e Penambuco.

Após o ato público, foi realizada visita as puérperas para entrega de flores e CDs com canções de ninar. A visita também foi acompanhada pelo represenatnte da Câmara Municipal, vereador Tiano; pela Diretora da Maternidade Municipal, Fabíola Ribeiro, pela presidente do Conselho Municipal dos Direiros da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elzirene Oliveira; a Diretora de Formação dos Profissionais, Luzanilde Aguiar, representando o secretário de Educação; e profissionais de saúde.

Ao receber seu kit com presentes para mãe e para o bebê, a professora de Uauá, Fabiana Gonçalves, 34 anos - que teve seu segundo filho na unidade naquela manhã - ficou emocionada com tanta atenção e cuidado. “Ter um filho neste dia é de uma emoção que nem posso descrever. Tudo aqui foi maravilhoso. Recebi atenção especial das obstetras e das enfermeiras. Não me faltou nada”. A professora ainda comentou que ela mesma solicitou sua vinda até a Maternidade. “Fui encaminhada pelo hospital Municipal de Uauá para cá. Eu mesma quem pedi para que o médico me encaminhasse para a unidade. Sempre ouvi muitas pessoas falarem bem daqui. Não me arrependi da escolha. A assistência da Maternidade não tem comparação com a unidade em que tive meu primeiro filho”, concluiu.

Também fizeram visita aos leitos, as técnicas de enfermagem para levar informações sobre os cuidados aos bebês. Quem participou da abertura da Semana do Bebê saboreou um saudável café da manhã. O evento segue até dia 18 de maio com várias atividades na Maternidade, Hospital da Criança, escolas, creches municipais, salas de espera nas Unidades Básicas, ações no CIAM, CRAS e associações de moradores.


Por Vânia Castro/SESAU

Wagner participa, hoje (13), em São Paulo, de rodada de negócios entre Brasil e Alemanha e, à noite, viaja para Nova York, onde fará palestra para investidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário