sábado, 18 de maio de 2013

CREAS de Juazeiro realiza ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na quarta-feira (15) a primeira ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será lembrado neste sábado, 18 de maio.

A ação aconteceu mediante uma “busca ativa”, que se iniciou às 19h30 e até o início da madrugada percorreu vários locais da cidade onde comumente acontecem os casos de abuso e de exploração, como postos de gasolina e bares. As assistentes sociais, psicólogas e pedagogas do CREAS conseguiram abordar algumas adolescentes e realizaram os atendimentos.

“Orientamos as meninas para que elas não ficassem naquela situação de vulnerabilidade correndo todo tipo de riscos. Também as cadastramos recolhendo informações para posteriores visitas domiciliares, encaminhamentos e atendimentos psicossociais. Infelizmente não conseguimos atender a todas porque algumas se evadiram quando chegamos”, informou a pedagoga Valdenora Pedone.

Essa foi uma ação conjunta da Prefeitura de Juazeiro com o Ministério Público e o Conselho Tutelar, com o apoio da Guarda Municipal, da Policia Militar e da Polícia Civil. A equipe também realizou um trabalho de divulgação e de conscientização colocando cartazes, distribuindo panfletos educativos e preservativos nos locais das abordagens.

Nesta sexta-feira (17), dessa vez com a participação da equipe do PETI, o CREAS realizou mais uma ação de panfletagem no centro da cidade. “Infelizmente a gente tem percebido, juntamente com o Ministério Público, o quanto tem aumentado a exploração e o abuso de crianças e adolescentes e por isso estamos intensificando as ações de combate e de denúncia desses crimes”, informou Fátima Carvalho, gerente de proteção social especial da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Mas a boa notícia, segundo a assistente social Emanuela Fonseca, é que a sociedade está mais alerta e as pessoas têm denunciado com maior frequência através do disk 100. “Além desse canal de denúncia os cidadãos podem entrar em contato também com o Conselho Tutelar. Lembramos que quem comete esse tipo de crime tão abominável está passível de responder a processo com pena de reclusão, de acordo com o que rege o ECA”.

Durante todo o mês de maio acontecerão outras ações alusivas ao tema, como palestras em escolas e abordagens em bares, hotéis e motéis da cidade, onde serão afixadas a lei de proteção contida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As escolas, públicas e particulares, interessadas nas palestras devem entrar em contato com o CREAS pelo telefone (74) 3612 1632.


Por Luiz Hélio/Secretaria de Desenvolvimento Social

CORREGEDOR-GERAL DE DETRAN É DETIDO POR DIRIGIR EMBRIAGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário