Durante sua explanação sobre o SUS e os avanços já conquistados na área em Juazeiro, o secretário da Saúde, parabenizou a parceria com o Legislativo, apresentou boas perspectivas de continuação do crescimento da saúde municipal, reconheceu algumas falhas no sistema, fazendo alusão inclusive a situação financeira limitada, prometeu avaliar alguns serviços e destacou os investimentos e avanços já conquistados, principalmente na rede de urgência da cidade. “Até outubro deste ano será implantado na Maternidade como mais uma ação da Rede Cegonha, o Centro de Parto Normal. Lembrando que já são mais de 400 partos mensais realizados na unidade, sendo que destes 75% são normais”, ressaltou Cássio Garcia.
Além das eficientes ações de prevenção e promoção realizadas constantemente na rede básica, o titular da pasta, destacou os avanços que vão desde a atenção primária aos serviços de alta complexidade. “Atualmente temos mais de 90% de cobertura de Saúde da Família, a cidade nunca teve uma UPA/24 horas e o município já foi contemplado com a segunda; antigamente as crianças e as mulheres tinham atendimento precário na rede privada até que os hospitais da Criança e a Maternidade se tornaram realidade, garantindo um atendimento público humanizado e digno para a população. Já inauguramos quatro novos postos de saúde, e nesta quinta-feira entregaremos o quinto no bairro Itaberaba e em breve outras serão entregues”, acrescentou.
Para concluir, Cássio Garcia, falou das melhorias do setor de Regulação, descentralização da marcação dos exames e dos Programas sociais conquistados pelo município que proporcionarão mais saúde e qualidade de vida aos juazeirenses. “Juazeiro foi contemplado com o Programa “Crack, é possível vencer” e já estamos pactuando novas unidades de acolhimento para adultos e para o público infanto-juvenil, vamos organizar as Comunidades Terapêuticas e o Consultório de Rua. Trabalhar com a saúde é um desafio, dificuldades sempre vão existir, mas estamos tentando melhorar o acesso à saúde e aos serviços necessários”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário