Foram realizadas três sessões plenárias. A primeira de caráter ordinário, com debates sobre as questões regionais. A outra foi marcada por homenagens. No final, os parlamentares tiveram também trabalhos extraordinários, que culminaram com a aprovação de dois projetos dos deputados Roberto Carlos (PDT) e Bira Corôa (PT). O projeto de lei 18.948/2010, de autoria do pedetista, obriga os clubes de futebol profissionais e amadores a reservarem vagas em escolas para os atletas menores de 18 anos. A matéria foi relatada pelo deputado Joseildo Ramos (PT) nas comissões técnicas. O mesmo parlamentar relatou o projeto 18.81/2010 do deputado Bira Corôa que institui o cadastro estadual de pessoas desaparecidos. Essas proposições foram submetidas a duas votações consecutivas em sessões extraordinárias realizadas após o encerramento da sessão especial.
A sessão ordinária foi encerrada às 18h. ENTENDIMENTO A votação foi viabilizada por um acordo firmado pelos deputados Joseildo Ramos (PT), vice-líder do PT, e Elmar Nascimento (PR), líder da oposição, que dispensaram trâmites regimentais para a apreciação das matérias. Outro acordo disciplinou o tempo dos oradores na sessão em cinco minutos. Os mais votados nos dois blocos, Roberto Carlos (PDT) e Adolfo Viana (PSDB) falaram por dez minutos, o mesmo tempo das lideranças partidárias presentes. Como nem todos foram a tribuna discursar, antes de encerrar os trabalhos o presidente Marcelo Nilo nominou todos os parlamentares presentes.
A Assembleia Itinerante em Juazeiro foi das mais representativas entre as realizadas até agora, tendo marcado presença a totalidade dos integrantes das câmaras de vereadores dos municípios do lago de Sobradinho, bem como de outras localidades da região. Além de prefeitos, vice-prefeitos, reitores de universidades, dirigentes de órgãos estaduais e federais, autoridades militares, sindicalistas e militantes políticos. O entorno do Centro de Cultura João Gilberto ficou repleto de faixas de associações, de sindicatos e de parlamentares.
Durante os trabalhos, o Sindae protestou contra proposta do Executivo municipal de Juazeiro de privatizar o serviço de abastecimento de água através de uma Parceria Pública Privada, PPP. Houve ainda a distribuição de panfletos defendendo a manutenção do poder de investigação do Ministério Público através de uma petição on line – uma PEC em exame no Congresso pretende reduzir essa prerrogativa. Os debates foram acalorados, sendo marcante as diferenças de posições entre os integrantes da base da administração Jaques Wagner e os oposicionistas.
A população se manifestou com aplausos e demonstrações de apoio no plenário, introduzindo em urnas disponibilizadas no saguão em formulário distribuído no local suas reivindicações, sugestões e cobranças. Um documento sintetizará esses anseios locais e será encaminhado aos parlamentares para conversão em indicação – a ser assinada suprapartidariamente. O primeiro a discursar foi o deputado Roberto Carlos (PDT), filho da terra e o mais votado na cidade.
HOMENAGEM
A outra sessão teve caráter solene para homenagear com a medalha Dois de Julho cidadãos com larga folha de serviços prestados para Juazeiro e região. As definições foram feitas a partir de indicações dos deputados mais votados na cidade, da Mesa Diretora e da presidência. Receberam a comenda o diretor presidente da Agrovale, João Bastos Colaço Dias; o técnico agrícola Cícero Félix dos Santos; o gerente de obras da Sedur na cidade, Alberto Armando Batista Gaspar; o ex-deputado federal Jorge Khoury; o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho e o ex-deputado Pedro Alcântara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário