sexta-feira, 5 de abril de 2013

Juazeiro - Município articula programação da Semana do Bebê

Já está confirmada a realização da Semana do Bebê em Juazeiro, que tem como intuito melhorar a vida das crianças nos primeiros anos de vida. Nesta quinta-feira, 04, profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação estiveram novamente reunidos para fortalecer a discussão e a mobilização em prol do evento, que deverá acontecer no próximo mês. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde.

A Semana do Bebê é uma iniciativa apoiada pelo UNICEF que pretende assegurar os direitos das gestantes, mães e seus filhos de forma integral, através da união de forças políticas públicas envolvendo a sociedade civil.

Outro objetivo da reunião foi manter o diálogo para criação de um projeto de lei articulado em conjunto para que seja instituída a Semana do Bebê no município e para que Juazeiro realize ações nesta área constantemente com uma programação trabalhada em parceria com instituições, artistas, empresários, poder público e diversos setores da sociedade.

De acordo com a articuladora do selo UNICEF na Saúde, Carla Lorena Pesqueira, esta ação já mostra os resultados positivos da conquista do selo no município. “A Semana do Bebê será mais um momento de reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e da saúde. Com a criação da lei, o município será constantemente avaliado, fiscalizado e terá como potencializar forças nas áreas mais carentes e importantes, garantindo uma assistência à saúde qualificada”, informou.

A Semana do Bebê pretende reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil, incentivar o aleitamento materno, reduzir a gravidez na adolescência, ampliar o pré-natal, acompanhar o crescimento e desenvolvimento de menores de 2 anos, incluindo a vacinação, dentre outros.

Para a articuladora da educação, Luana Rodrigues, com esta iniciativa o município poderá ter mais avanços na proteção aos bebês na rede municipal. “Teremos políticas públicas fortalecidas e melhoraremos ainda os serviços oferecidos às crianças e aos adolescentes”, disse.

A reunião contou com a presença do vereador Tiano Félix, que reforçou a mobilização em prol da Semana do Bebê. “Teremos um instrumento real de avaliação e qualificação da vida das crianças com idade até 17 anos. E com a lei criada, a rede estará toda articulada e organizada para fortalecer os programas já em desenvolvimento e formular outros projetos. Será um desafio novo para o governo, já que a iniciativa será permanente”, finalizou.

A Semana do Bebê já mobiliza vários municípios do Brasil e cidades de Portugal, Argentina e Uruguai pelos direitos da primeira infância.


Por Vânia Castro/ SESAU

CASA NOVA - APÓS DENUNCIAS ANÔNIMAS, A 25ª CIPM DESARTICULA QUADRILHA DE TRAFICANTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário