De acordo com Ciro Viana, gestor da autarquia, a realização da pesquisa é necessária para que a população tenha a garantia da qualidade do serviço. “Nos últimos meses a população de Casa Nova já percebeu a melhoria da qualidade e no abastecimento de água no município. O compromisso da administração Wilson Cota e da nossa gestão é de prestar serviços de qualidade e elevar níveis de saúde da população. A realização da pesquisa é fundamental para que a sociedade tenha a certeza da qualidade da água que está consumindo”, explica.
Realizada pela química Josilene Alexandre (CRQ 07402037), os resultados da análise atestam que a água distribuída pelo SAAE encontra-se dentro dos padrões de potabilidade de acordo com a portaria Nº 2914 /2011 do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. ”Oferecer água potável e de qualidade para o consumo humano em Casa Nova é a nossa principal meta. Nossa prioridade é garantir água tratada de qualidade para toda nossa população e, para isso, estamos intensificando as ações nas etapas de purificação para que a água se torne potável”, pontua Ciro Viana.
O relatório foi entregue ao gestor pelo responsável técnico da Estação de Tratamento, Flávio Batista dos Santos, que também destacou a importância de se realizar o controle da qualidade da água. “Precisamos ter a garantia que a água está atendendo as normas indicadas envolvendo parâmetros como a cor, turbidez, pH, cloro, fluoreto, coliformes totais e fecais. A população pode ficar despreocupada, pois estamos com todos os índices exigidos pelo Ministério da Saúde dentro da normalidade como não víamos há algum tempo”, comenta.
Ciro Viana ainda destacou a preocupação com o meio ambiente através do descarte dos efluentes (esgoto) no rio. “Na análise, ficou comprovado que o tratamento que estamos fazendo com o esgoto também está dentro das normas. Os efluentes que descartamos atendem todos os índices da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (357/2005 – CONAMA). O SAAE também está atento com as questões ambientais”.
Texto e fotos:
Welington Junior/ Ascom SAAE Casa Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário