Os gestores municipais, a grande maioria em sua primeira gestão, ficaram conhecendo as políticas públicas estaduais e federais disponíveis para o setor da agropecuária e a forma de acessá-los. Eles começaram a elaborar também os planos para os próximos 20 anos para cada uma das cadeias produtivas, representando segmentos da apicultura, café, pesca, entre outros.
Os debates, que duraram todo o dia, informaram aos gestores municipais como ter acesso ao seguro Garantia Safra, a sementes e mudas de plantas, assistência técnica, cadastro ambiental, entre outros benefícios disponíveis.
Alcance - As informações disseminadas no evento são importantes levando em conta que a Bahia é o estado com maior número no Brasil de pessoas vivendo da agricultura familiar, 665 mil famílias. Além disso, 24% do PIB baiano vêm do setor agropecuário e 30% dos empregos no estado são gerados a partir deste segmento.
Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, “esse foi um momento de conhecimento para os secretários municipais. Eles receberam várias informações e agora sabem como ter acesso às políticas públicas”.
Os esclarecimentos a respeito do acesso à ração animal chamaram a atenção do secretário de Agricultura de Pindobaçu, Arnaldo Antônio de Souza. “O encontro ajuda a levar para o nosso município alguns projetos que são de interesse de nossa comunidade. Achei interessante a forma de compra do milho para a bovinocultura”.
UPB - Também presente ao evento, a presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Maria Quitéria, comentou que os gestores municipais realmente precisam de eventos como esse. “Serviu para esclarecer todas as políticas públicas do Estado e é de grande valia, visto que muitos secretários municipais são novos porque assumiram a gestão após a eleição deste ano. Acho muito positivo este momento de integração, que é um caminho para o desenvolvimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário