quinta-feira, 21 de março de 2013

Juazeiro - SEDUC e IRPAA assinam convênio para finalização da proposta de Educação Contextualizada

A secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro assinou na última semana convênio com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) para realização de assessoria na finalização da proposta de Educação Contextualizada – referente às questões ligadas à Convivência com o Semiárido – para as escolas da Rede Municipal de Ensino.

A parceria consiste na realização de formações continuadas para os profissionais da Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ), que serão os multiplicadores do projeto junto aos professores. O primeiro encontro já acontece na próxima segunda-feira (25), durante todo o dia no espaço da EFEJ.

O trabalho será conduzido dentro de uma metodologia participativa pautada no princípio de construção dos saberes, buscando levar em consideração a dinâmica específica local. Para tal finalidade, serão realizados cinco encontros formativos de oito horas cada.

De acordo com a Diretora de Valorização do Professor e Formação Continuada do município, Luzanilde Aguiar, a parceria consolida o anseio do prefeito Isaac Carvalho de trabalhar a intersetorialidade, já que o IRPAA estará dialogando não só com a SEDUC, mas também com todas as secretarias do governo na perspectiva da Convivência com o Semiárido.

O convênio começou a ser pensado na primeira visita do prefeito à entidade, que aconteceu em dezembro do ano passado, quando o gestor municipal ressaltou a importância do aprofundamento dessas discussões.

Educação Contextualizada
A proposta da Educação Contextualizada para CSA sugere que se faça um recorte nas discussões propostas pelos programas comuns, colocando em foco a conjuntura de vida em que as escolas estão inseridas, para que seja possível otimizar o processo de ensino/aprendizagem.

Na Rede Pública Municipal de Juazeiro o objetivo é contribuir com a construção de conhecimentos e saberes necessários que qualifiquem a prática dos formadores, a fim de que estes possam intervir e modificar a sua realidade e a dos educadores do município, fazendo com que os alunos possam ter uma experiência inovadora dentro da educação.


Por Anna Monteiro / SEDUC

Ponto Novo tem reivindicações encaminhadas junto ao Governo da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário