quarta-feira, 27 de março de 2013

Juazeiro - No terceiro encontro em atenção às pessoas com lúpus participantes recebem dicas para cuidar da pele

Mais uma roda de conversa educativa e descontraída aconteceu nesta terça-feira, 26, no terceiro encontro do Projeto a Pessoa com Lúpus, promovido através da parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) e Univasf.

A reunião foi realizada no auditório da Sesau com a presença de várias pessoas com lúpus, familiares e comunidade em geral interessada no assunto. Antes de iniciar o evento, todos soltaram o corpo e relaxaram com as técnicas de relaxamento.

O terceiro momento contou com a palestra da dermatologista da Rede Municipal, Ana Carina Mota, que aproveitou para tirar as dúvidas sobre a proteção da pele, principalmente para quem tem lúpus cutâneo. “É importante todos protegerem a pele do sol, mas quem tem lúpus, a atenção deve ser redobrada com uso de camisas de manga comprida, chapéus e para quem trabalha sempre evitar a exposição ao sol. Os cuidados são essenciais porque a doença ainda não tem a real cura”, lembrou.

A moradora de Petrolina, T.S, 38 anos, quando soube do evento, nem pensou duas vezes e se programou para vir a Juazeiro. “Estes encontros são muito importantes porque lúpus é uma doença muito pouco conhecida. Além de ajudar as pessoas a saberem se tem lúpus, estes momentos contribuem para que todos que tem a doença saibam lidar com a situação e procure os devidos cuidados. Eu tomo medicamentos e uso protetor solar todos os dias, mas é bom saber mais”, disse.

Quem também elogiou a iniciativa foi C. G. S, 25 anos. “Ter lúpus não é o fim do mundo e é sempre bom aprender como viver bem, sem sofrimento, que muitos têm por falta de informação. Momentos assim também ajudam a gente a receber boas energias e procurar alegria para viver”, afirmou.

Próximo encontro discutirá o tema: A Medicação e o Lúpus
O quarto momento vai acontecer dia 09 de abril, no auditório do Centro de Saúde III, às 16h, com orientações sobre uso de medicação com a presença das farmacêuticas do Núcleo Apoio à Saúde da Família (NASF), Izabela Virginio e Marcilene Nunes, além do farmacêutico da 15° DIRES, Diogo Arruda.

O projeto tem como objetivo promover periodicamente momentos com a presença de dermatologistas, nutricionistas, psicólogos, reumatologistas, assistentes sociais, dentre outros profissionais de saúde, que através de atividades educativas, oficinas e maior acesso a informações, visa garantir mais qualidade de vida.


Por Vânia Castro/SESAU

Casa Nova - Foi inaugurado novas instalações do Parfor

Nenhum comentário:

Postar um comentário