sábado, 23 de março de 2013

Juazeiro - Alunos da Escola Piloto de Tempo Integral dão exemplo no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água (22 de abril) os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira Paixão dão o exemplo e vão às margens do Rio São Francisco para despertar a consciência ambiental na sociedade e vivenciar uma nova experiência. A iniciativa surgiu da necessidade de se colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula pelos 145 estudantes do 1º ao 5º ano da unidade de ensino.

Da escola, que fica localizada no bairro São Geraldo, até a beira do rio os alunos foram entoando a canção Boato Ribeirinho dos compositores locais Wilson Duarte, Nilton Freitas e Wilson Freitas. Já no local realizaram a retirada de lixo, deram um abraço simbólico no São Francisco, homenagearam as lavadeiras e pescadores, fixaram placas com pedidos de preservação ambiental e encerraram com um grande piquenique.

De acordo com a gestora Ileane Damasceno Imoto a ação faz parte de um projeto macro da escola, que esse ano aborda o tema sustentabilidade. “Sempre elegemos um assunto a ser trabalhado durante todo o período letivo de forma intersetorial. Essa atividade extraclasse de hoje sintetiza os conhecimentos absorvidos até o momento, como também desperta uma consciência ambiental nos próprios alunos e chama a atenção de todos para a necessidade de termos esses assuntos sempre em pauta”, esclareceu.

Provando que aliar teoria e prática continua sendo uma fórmula de sucesso, a aluna do 5º ano Gislaine Rodrigues Barbosa, fez questão de ressaltar tudo que aprendeu. “A gente estudou muita coisa em sala de aula, mas hoje poder ver de perto o quanto o lixo e o assoreamento prejudicam o meio ambiente foi essencial. Seria bom se todos pudessem viver uma experiência como essa, pois assim tenho certeza que muitas pessoas pensariam duas vezes antes de poluir o lugar que vivemos”.

Orgulhoso dos seus conhecimentos e de poder participar da homenagem e do pedido de preservação do Velho Chico, Ruhan dos Santos, de apenas 10 anos ressaltou a escassez de água no mundo. “Existe apenas 1% de água potável no planeta. 97% de água salgada e 2% de geleiras. Então nós não podemos deixar o nosso rio morrer, afinal ele é nossa fonte de vida”, destacou. Com a sensação de dever cumprido os alunos voltaram para a escola após o lanche, e claro, lembrando de recolher em sacos de lixo todo o material utilizado.


Por Anna Monteiro / Seduc

COMUNICADO – Campanha de hanseníase e verminoses nas escolas municipais

Nenhum comentário:

Postar um comentário