quinta-feira, 21 de março de 2013

Juazeiro - ADRs do Bioma Caatinga são apresentados durante reunião

A Prefeitura de Juazeiro através da secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente participou na manhã desta terça-feira (19), na agência do Banco do Brasil em Juazeiro, de reunião do comitê gestor municipal do Bioma Caatinga. Na ocasião foram apresentados os Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRs) escolhidos para atuar em três dos cinco municípios integrantes do Bioma (Juazeiro, Remanso e Casa Nova); bem como suas respectivas funções.

“Os ADRs passaram por um treinamento de formação realizado de 4 a 8 de fevereiro no Sebrae, em seguida os mesmos foram para o campo e estão realizando dentro do planejamento de atividades, a sensibilização dos líderes das comunidades, a sensibilização e cadastramento dos produtores, oficinas de formação do grupo, diagnósticos e visitas”, explicou José Wilson Chaves (Chaveco) supervisor dos ADRs.

Os Agentes irão buscar, dentre outras atividades, o desenvolvimento dos municípios inclusos no Bioma, estendendo o conhecimento adquirido às famílias dos agricultores. Eles irão conhecer as características de cada localidade e discutirão temas como segurança alimentar e nutricional e a programação da vivência de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). “Hoje já temos dados significativos de toda a cadeia produtiva da região (curtumes, açougues, números de produtores, animais, etc.) devido à pesquisa realizada pela Markestrat. Com isso podemos chegar a um plano de desenvolvimento para atuar nos próximos 20 anos”, observou Robério Araújo, analista do Sebrae e secretário geral do Bioma Caatinga.

O Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocaprinocultura do Semiárido da Bahia (Bima Caatinga) é resultado de uma ação conjunta de vários agentes institucionais e tem por objetivo, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva, investir do DesenvolvimentoRegional Sustentável (DRS) em cinco municípios do estado baiano: Remanso, Casa Nova, Juazeiro, Curaçá e Uauá.

Vale destacar que o comitê gestor municipal tem por objetivo estabelecer condições e ambiente institucional local para a execução das ações do programa, bem como apoiar adicionalmente ao comitê estadual de integração na implementação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da caprinovinocultura no município.

Para o técnico da SEADRUMA, Geraldo Araújo, o programa oferece dados importantes de toda a cadeia, valorizando desde o pequeno produtor ao consumidor final, “O programa veio para ampliar e difundir os conhecimentos da cadeia; bem como proporcionar uma assistência técnica aos produtores, através de decisões importantes embasadas no desenvolvimento e na integração da caprinovinocultura”, disse.


Por Lene Radina/Seadruma

ADVOGADOS: ACUSAÇÕES DE BARBOSA SÃO “GENERALISTAS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário