segunda-feira, 4 de março de 2013

HDM/IMIP FORMA PRIMEIRO RESIDENTE EM PEDIATRIA DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

O dia primeiro de março, agora tem um grande significado para a história do Hospital Dom Malan/IMIP e região do Vale do São Francisco: O HDM formou o seu primeiro residente em Pediatria. No evento de conclusão, o novo Pediatra, Luís Paulo Marques Piccinini, apresentou um caso clínico numa reunião anátomo-clínica seguindo uma tradição do IMIP.

A ocasião contou com a presença do Superintendente Geral do IMIP, Gilliatt Falbo, da Superintendente de Interiorização, Ana Maria Albuquerque, do Consultor do IMIP, Ruben Maggi, do Superintendente do HDM, Marcelo Marques, das Diretoras de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães e de Atenção à Saúde, Paula Diniz, além do Corpo Clínico do hospital, convidados e alunos do curso médico. O evento também foi transmitido por web conferência para o auditório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE), onde os profissionais de saúde de lá, puderam prestigiar, assistir e participar de toda apresentação.

A respeito do seu pioneirismo para a região, Piccinini destacou, “Cheguei aqui em 2011, e vivenciei uma fase repleta de importantes desafios. Como fui o primeiro residente, o aprendizado foi coletivo, para mim, para a direção, assim como para todo o corpo clínico do hospital. Senti muita pressão e cobrança, exigindo esforço e dedicação, mas hoje agradeço. No final, tudo se transformou em uma experiência inovadora e muita boa”, disse.

A Diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, a pediatra Angélica Guimarães, ressalta a responsabilidade e importância do Hospital Dom Malan/IMIP para o Vale do São Francisco. “Estamos vivendo um momento marcante na história do HDM formando o primeiro residente de pediatria da região. Esse fato é bastante significativo, pois provamos que a formação médica com qualidade, pode e deve ser descentralizada. Atualmente somos referência na assistência, e caminhamos na mesma direção para nos firmarmos como referência no ensino”, afirmou.

Para o Superintendente Geral do IMIP, Gilliatt Falbo, foi um momento importante na história do Hospital Dom Malan e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). “Nós, hoje, formamos o primeiro pediatra que foi residente aqui no Hospital Dom Malan. O IMIP consegue dessa forma, exercer uma função fundamental nos seus três pilares de assistência, ensino e pesquisa. A nossa residência está cada vez mais se firmando”, comenta Falbo.


Juazeiro realiza 2º encontro do Projeto em atenção às pessoas com Lúpus

Nenhum comentário:

Postar um comentário