domingo, 24 de março de 2013

Curaçá agora tem carro para pacientes do TFD

A Prefeitura Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu, pela primeira vez na história, um carro específico para pacientes que fazem tratamento médico fora do domicílio (TFD), ou seja, são aquelas pessoas que precisam acessar serviços específicos de saúde que não estão disponíveis ainda no Município de Curaçá. Por isso, esse carro se torna uma ferramenta a mais da Saúde, proporcionando maior conforto e praticidade. Ele tem 15 lugares (sendo 9 para pacientes), ar-condicionado, bancos reclináveis e espaço adequado; sem contar que a viagem passa a ser diretamente a Salvador, diferente dos casos em que se viajava de ônibus e o paciente demorava muito a chegar por causa das paradas rodoviárias. Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Araújo, esse carro fará duas viagens semanais: aos domingos 11h, com retorno às terças, 17h; às quartas 11h, com retorno às sextas, 17h, sempre passando na Rodoviária de Juazeiro, na ida, para pegar os pacientes da Região de Sequeiro (Mundo Novo, Poço de Fora etc.). "Agora está bem melhor, temos conforto e menos trastorno em fazer os tratamentos, pois antes a gente tinha gastos porque pagávamos passagens de Curaçá à Juazeiro; fora o transtorno que passávamos em questão de pegar ônibus de madrugada, era muito cansativo", comentou a mãe de um paciente (por causa de legislação e ética médica, os nomes de acompanhantes e pacientes não podem ser revelados).

O TFD tem base na Portaria 055/99 de 25 de fevereiro de 1999 do Ministério da Saúde. É um instrumento legal que visa garantir, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o tratamento de média e alta complexidade a pacientes não tratáveis no Município de origem, e consiste no custeio do paciente e acompanhante (se necessário e previsto na legislação). Os pacientes beneficiados com transporte próprio, disponibilizado pelo Governo Municipal, realizaram a primeira viagem do TFD Móvel, nesse domingo, 24, ao saírem às 11h da frente da Secretaria de Saúde. Entre pacientes e acompanhantes, foram transportados 14 beneficiários. Eles irão para a Casa de Apoio da Saúde em Salvador, onde outros profissionais aguardam para recepcioná-los e também encaminhá-los aos centros médicos. A Casa de Apoio já foi vistoriada pelo Prefeito Carlinhos Brandão no dia 16/3/2013, o qual também vistoriou hoje o veículo do TFD. “Agora sim temos um lugar de qualidade em Salvador, mais acessível, limpo e arrumado. É mais um compromisso que realizamos e também deixando um carro para nosso povo ter qualidade. Tudo que a gente recebeu de ruim, estamos consertando. O que a gente recebeu de bom, estamos melhorando”, garantiu Carlinhos Brandão, Prefeito de Curaçá.

Ainda no Programa TFD, há: carro de pacientes que fazem exames em Juazeiro com saída diária (segunda a sexta, saída 5h45 e retorno 18h); custeio de passagens para Recife, Salvador (em alguns casos) e São Paulo; veículo para pacientes que fazem hemodiálise na Clinefro em Juazeiro (segundas, quartas e sextas). “Estamos buscando garantir os direitos dos nossos curaçaenses. Esse é nosso pacto para com nosso povo que confiou nesse Grupo para gerir nossos destinos. Nós queremos orientar as pessoas que querem ter acesso a esse serviço a procurarem Carlos Levy, coordenador do TFD, na Secretaria da Saúde. Ele vai orientar quais critérios necessários para participar, documentação, laudos, datas, avaliações e encaminhamentos. Todos estamos prontos para melhor servir cada um que necessitar e estiver habilitado a esse serviço”, falou Fátima Araújo, que acompanhou com o Prefeito a saída dos pacientes na primeira viagem do TFD Móvel.


Maurízio Bim
Ascom Prefeitura de Curaçá

COM ALCKMIN E FHC, AÉCIO BUSCA ESPAÇO NO PSDB DE SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário