quinta-feira, 21 de março de 2013

Criadores do Nordeste receberão milho para alimentarem seus animais

Este é o primeiro dos seis leilões previstos na Portaria Interministerial n° 115, publicada no Diário Oficial no início deste mês, que prevê a compra de 300 mil toneladas de milho para reabastecimento dos estoques do Programa de Venda em Balcão. O produto será destinado aos pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, sediados nos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que utilizam o grão na ração animal.

Uma novidade nesta operação é o fato de que os lotes comprados pela Companhia deverão ser entregues pelos fornecedores (produtores rurais, cooperativas e comerciantes) no local de atendimento do programa definido pela Conab, já ensacados. “Isso vai garantir uma agilidade na disponibilização do milho para os criadores, uma vez que no modelo antigo o produto tinha que ser transportado e ensacado nas nossas Unidades Operacionais”, explica o diretor de Operações e Abastecimento da estatal, Marcelo Melo. De acordo com o edital, o período da entrega do produto é de 8 de abril a 8 de maio de 2013. Já o preço do milho será estabelecido de acordo com os parâmetros de mercado.

Os estados que devem receber o milho são: Alagoas (Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema), Bahia (Itaberaba, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Seabra, Vitória da Conquista, Crateús, Icó, Maracanaú, Senador Pompeu, Sobral), Espírito Santo (Colatina), Maranhão (São Luís), Minas Gerais (Montes Claros), Paraíba (Campina Grande, João Pessoa, Monteiro), Pernambuco (Arco Verde, Recife), Piauí (Floriano, Parnaíba, Teresina), Rio Grande do Norte (Caicó, Jerônimo Câmara, Mossoró, Umarizal), Sergipe (Itabaina). O atendimento do Programa de Vendas em Balcão segue em operação especial até o dia 31 de maio, de acordo com a Portaria nº 103, de 27/02/13, que estabelece a venda do milho a preço subsidiado na região da Sudene.

Programa de Vendas em Balcão
O objetivo do programa é viabilizar o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos de diferentes produtos agrícolas, tais como milho, arroz em casca, trigo e castanha, entre outros. Tem como clientes os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, incluindo as microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração. Para se habilitar ao Programa, o interessado deverá efetuar o seu cadastro em uma das unidades operacionais da Conab localizadas na sua região ou próxima a ela.


Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento

INSS realiza oficina em Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário