terça-feira, 5 de março de 2013

Petrolina - 2ª Etapa do Curso na Oficina do Artesão ensina a fazer customização com retalhos de tecido

Customização de peças com uso de recortes de tecido. Este será o enfoque das aulas da segunda etapa do ‘Curso de Corte e Costura em Retalhos’, que começam hoje (4) na Oficina do Artesão Mestre Quincas em Petrolina. O projeto que segue até o dia 29 de Abril, visa divulgar a arte dos retalhos e formar pessoas para trabalhar com costura na região, possibilitando a geração de novas alternativas de renda.

A capacitação integra o projeto ‘Microprojetos Cultural’, do Ministério da Cultura e Funarte, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Petrolina e Sebrae. “O curso de corte e costura veio num bom momento, porque temos um déficit dessa mão de obra na cidade. Com as aulas essas pessoas ganham uma profissão, uma forma de ter uma renda”, ressalta a secretária de cultura, Esmelinda Amorim.

Na primeira etapa do curso, que aconteceu entre 18 de fevereiro e 1° de março, as mais de 20 mulheres inscritas tiveram aulas de corte e costura, e modelagem. As alunas aprenderam a cortar, desenhar e confeccionar roupas. As aulas foram ministradas pela instrutora do Sebrae da Paraíba, Edna Batista.

Já nesse segundo momento, o foco será a customização em retalhos. Voltada a produção e incremento de bolsas, cintos, móbiles, flores, colchas, roupas, cortinas, entre outros artigos. As aulas serão oferecidas pela artesã Maria da Paz de Araújo, coordenadora do projeto que trabalha há mais de 40 anos com retalhos. “A capacitação tem duração de três meses, a primeira etapa foi de modelagem em tecido e agora vamos dar continuidade com a customização. Vamos ensinar elas aproveitarem os retalhos de tecido, que antes era jogado fora. O resultado inicial foi ótimo, cada aluno produziu uma peça”, comenta Da Paz.


Juliane Peixinho
Assessoria de Comunicação - PMP

GOVERNO DA BAHIA FIRMA PARCERIA PARA O MARÇO MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário