domingo, 10 de fevereiro de 2013

ESTREIA DO AFRÓDROMO MARCA DOMINGO DE CARNAVAL NO CAMPO GRANDE

Tradicionalmente marcado por participação de grandes estrelas da música baiana, o desfile de blocos e trios no circuito Osmar (Campo Grande) teve como novidade, neste domingo do Carnaval 2013, a apresentação do projeto Afródromo, idealizado e liderado pelo cantor e compositor Carlinhos Brown.

O cortejo - que reuniu as principais entidades afro do Carnaval baiano - levou à avenida a beleza das danças africanas e o ritmo da percussão. A programação incluiu ainda atrações como o cantor Tomate (Bloco Inter), Ivete Sangalo (Coruja) e as bandas Eva (Bloco Eva), Cheiro de Amor e outros artistas.

O desfile do Afródromo teve início por volta das 12 horas, abrindo a programação do dia do circuito carnavalesco do Campo Grande, no centro de Salvador. Desfilando sem cordas, cerca de 8 mil integrantes de blocos afro como Ilê Aiyê, Male de Balê e Cortejo Afro, além de afoxés como o Filhos de Ghandy e blocos de índio como Comanches e Apaches do Tororó integraram o cortejo.

Forte e bonita
A estreia do projeto foi acompanhada por autoridades como o governador da Bahia, Jaques Wagner, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Fátima Mendonça, além dos ministros Alexandre Padilha, da Saúde, Marta Suplicy, da Cultura, e Gastão Vieira, do Turismo.

“É uma ideia muito boa. Ficou muito forte e bonito”, elogiou a ministra Marta Suplicy, destacando a importância do apoio às entidades que representam a cultura afro-brasileira nos carnavais do país. A presidente das VSBA, Fátima Mendonça, participou de parte do desfile e apoia a iniciativa. “O Carnaval vem mudando nos últimos anos e a cada dia está melhor nesta condição de igualdade e justiça e vai ficar ainda melhor”.

O governador Jaques Wagner acompanhou o desfile e recebeu convidados no camarote oficial do Governo do Estado, que conta com rampas e elevador para a acessibilidade de portadores de necessidades especiais. Além dos ministros, estiveram presentes secretários estaduais, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto e o cineasta norte-americano Spike Lee, que grava documentário sobre o Brasil no Carnaval de Salvador. Wagner aproveitou avaliou os primeiros três dias de festa.

“O balanço é positivo. A hotelaria com 94% de taxa de ocupação, inclusive em cidades turísticas do interior, a cidade cheia, o número de ocorrências policiais com redução de 5%, as novidades como o Afródromo, então eu creio que mais uma vez faremos o melhor carnaval do mundo”.

Força da Bahia
Os bons resultados do setor turístico foram comemorados pelo ministro Gastão Vieira. A festa contabiliza cerca de 500 mil visitantes, sendo 40 mil turistas estrangeiros. “O Carnaval recupera as melhores taxas de muitos anos atrás, incluindo ocupação de hotéis e número de desembarques, o que demonstra a força que a Bahia tem como produto turístico para o Brasil e para o mundo”, disse o ministro. Os números foram comprovados pela quantidade de baianos e turistas brincando nos blocos, nas arquibancadas e na pipoca.

A dona de casa Verônica Damasceno aproveitou a tranquilidade para acompanhar a saída dos blocos na concentração dos trios com toda a família. “O melhor dia do Carnaval é o domingo, porque é família, todo mundo se reúne. Tudo muito tranquilo”.

HOMEM QUE MATOU A MULHER E ESCONDEU CORPO É FLAGRADO NO CURUZU

Nenhum comentário:

Postar um comentário