domingo, 10 de fevereiro de 2013

Mundo - Após provocar nove mortes, nevasca perde intensidade

Com milhares de voos cancelados e meio milhão de casas sem energia elétrica, tormenta deixou um rastro de caos no nordeste dos EUA e em parte do Canadá

A gigantesca nevasca que atingiu parte da América do Norte nos últimos dois dias começou a perder força no início deste domingo, sem antes deixar um rastro de caos e mortes. Formada por duas tempestades que convergiram em uma tormenta com “potencial histórico”, como classificaram os meteorologistas americanos, a nevasca provocou pelo menos nove mortes no nordeste dos EUA e no Canadá. Além disso, mais de 5.000 voos foram cancelados por causa do mau tempo – incluindo todos os pousos e decolagens de Nova York – e 700.000 residências ficaram sem energia elétrica. 

A tempestade de inverno deixou também uma grossa camada de neve de quase um metro sobre as ruas de diversas cidades da região. No momento, os ventos que chegaram a atingir 120 quilômetros por hora na madrugada de sábado, tiveram a velocidade reduzida pela metade. Mesmo assim, mais de meio milhão de casas continuam sem luz.

Vítimas 
Quase todas as mortes relacionadas à nevasca foram provocadas por acidentes de trânsito. Segundo o governador de Connecticut, cinco pessoas morreram no estado. Outras duas vítimas são de Ontário, no Canadá. As outras duas mortes aconteceram nos estados de Nova York e Massachusetts. Em Nova York, uma mulher perdeu o controle do carro em uma estrada coberta de neve e acabou atropelando e matando um idoso de 74 anos que estava na calçada. Em Boston, um garoto de 12 anos morreu intoxicado por monóxido de carbono depois de ligar o motor de um carro para se aquecer. Mas o escapamento do automóvel estava bloqueado pela neve, o que fez o gás voltar para o interior do carro.

Pelo menos três estados americanos - Massachusetts, Connecticut e Rhode Island - continuam com a proibição da circulação de carros em suas ruas, sob a pena de multa ou até prisão. Em Ontário, no Canadá, mais de duzentos acidentes de carro foram registrados por causa do mau tempo.

Veja

BAHIA - MINISTRO DIZ QUE 'GUIAS E MONITORES' É MODELO PARA TODO O PAÍS

Nenhum comentário:

Postar um comentário