domingo, 17 de fevereiro de 2013

Após Carnaval, recrutadores começam as contratações para período da Páscoa


Acabou o Carnaval e quem procura um emprego já pode começar a pensar na Páscoa. Os gestores dos dois principais órgãos recrutadores locais, o SineBahia e o SIMM, comentam que a partir dessa semana já começam as captações das vagas com as empresas.

“Estimamos uma contratação de 800 pessoas para o período de Páscoa. Dessas vagas, 80% são para promotores de vendas e para demonstradores de mercadorias”, explica Moisés Frutuoso, gerente da unidade central do Sinebahia.

A gerente do SIMM, Polyana Régis, começará a captação das vagas para Páscoa nesta semana e acrescenta que as contratações devem ser feitas a partir de meados de março. “Ainda não temos uma estimativa de quantas vagas serão, mas é fundamental que as pessoas já comecem a preparar seus currículos”, orienta Polyana.

Frutuoso também lembra que, para essas vagas, é fundamental que o candidato tenha uma boa comunicação, já que ele trabalhará diretamente com os compradores. “A vivência com as vendas também é importante, mesmo que tenha sido na promoção de outros produtos”, salienta Frutuoso. Das vagas temporárias, cerca de 15% dos trabalhadores são efetivados.

Serviços
Além das oportunidades para a Páscoa, o gerente geral do SineBahia lembra que outras áreas, como serviços e comércio, continuam oferecendo oportunidades diárias nos órgãos de recrutamento. “Quem aproveitou as festas com um trabalho temporário também fez bem, porque essas experiências contam como diferencial”, diz Frutuoso.

É isso que vem fazendo Janildes Santos Avelino, que ainda não encontrou um emprego de carteira assinada, mas não deixa de fazer ‘bicos’. Segundo ela, até há vagas, mas ela prefere trabalhar como operadora de caixa ou auxiliar de limpeza, áreas em que já possui experiência. “Eu acho que o comportamento da pessoa conta muito. O jeito de se vestir, o jeito que ela conversa. Tudo isso será observado na hora da entrevista”, acredita.

Qualificação
Já para Thaíse Sousa, administradora e estudante de Fonoaudiologia, o importante é não deixar de procurar e seguir se qualificando. Como irá se formar no final de março, Thaíse procura agora um emprego temporário, para garantir uma fonte de renda até conseguir seu segundo diploma. “Já fiz uma entrevista. A resposta sairá no início de março e já estou me preparando para uma segunda. Dessa vez, será como recepcionista de banco”, conta Thaíse, para quem o diferencial é correr atrás.

Além de se qualificar, Frutuoso também lembra que é importante ser bastante verdadeiro na hora da entrevista. “Tem que responder o que realmente pertence ao perfil dela, para ser o mais natural possível”, analisa.

Outra dica da gerente de Psicologia do SIMM, Renata Canário, é levar sempre o currículo e ser pontual no dia da entrevista. “Se a empresa marcou às 9h, tente chegar às 8h40”, exemplifica.

Segundo a especialista, o maior problema ainda são os erros de português e de comunicação dos candidatos. Renata salienta que, além de falar errado, muitos dos candidatos não têm fluência na fala, nem dicção apropriada.

Já um ponto positivo ressaltado pela psicóloga é a vontade que a população demonstra em conseguir um trabalho. “Temos pessoas muito qualificadas também. E muitas vezes as vagas não oferecem uma remuneração à altura delas”, acrescenta. São essas pessoas mais qualificadas que as empresas consideram também como proativas e costumam valorizar mais.

Apresentação
Outro tópico importante, e negligenciado na hora de procurar um emprego, é a apresentação do candidato. “Algumas pessoas chegam com o cabelo despenteado e com roupas inadequadas”, alerta.

Segundo Renata, maquiagem e perfumes muito fortes não são recomendados para as mulheres. Além de também não ser indicado ir com blusas decotadas. Já o maior pecado dos homens é ir de bermuda, ou de camisa regata. “Tem que ir com uma camisa polo, ou de botões, e calça”, ensina.


SECRETARIA EXECUTIVA DA PRÉ-JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SERÁ INAUGURADA EM PETROLINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário