No período de dezembro de 2011 a novembro de 2012 foram contabilizados quase sete mil partos, 1.230 cirurgias eletivas (Ginecológicas, Oncológicas, Mama e Pediátrica) e mais de 15.700 internações.
No Ambulatório, que atende às áreas pediátricas de cardiologia, neuro, alergologia, gastroenterologia, reumatologia, fonoaudióloga, psicologia, nutrição e fisioterapia, além de ginecologia e obstetrícia, os atendimentos foram superiores a 34 mil e no setor de emergência passaram de 95 mil. Já os exames laboratoriais chegaram à marca de 236.252 mil e os radiológicos superaram os 22 mil procedimentos.
Para o superintendente do HDM, o médico Marcelo Marques, os números demostram crescimento e, também, um melhor atendimento do hospital na região. “O Hospital Dom Malan, é atualmente referência não apenas na área de assistência materno-infantil para os 55 municípios que compõem a rede Pernambuco/Bahia mas também se consolida como unidade de ensino sendo campo de formação de profissionais de saúde nas mais diversas áreas inclusive com as residências médicas e de enfermagem”, comenta. “No próximo ano, esperamos fortalecer os serviços conquistados e melhorá-los continuamente”, finaliza.
Além do atendimento direto ao público o HDM também começou no ano de 2012 a implantação de um novo parque tecnológico com um sistema avançado de informática e a implantação do programa de gerenciamento de informação especifico para hospitais. Este aplicativo vai proporcionar uma maior rapidez no recebimento (em tempo real) e análise dos dados de atendimentos e procedimentos realizados na unidade de saúde.
Voluntariado
O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP realizou, em 2012, 14 ações, dentre campanhas de doações, datas comemorativas, como dia das mães, dos pais, das crianças, natal e outras ações específicas.
Ao todo, entre janeiro e novembro de 2012, o setor recebeu, em doações, mais de 4.300 mil itens e doou cerca de 5.440 (brinquedos, materiais de primeira necessidade, roupas, aparelho de TV, DVD e Notebook) beneficiando mais de 400 pacientes no HDM/IMIP.
Para o coordenador do Voluntariado, Rui Holanda, o trabalho do Voluntariado dentro do HDM/IMIP é muito importante porque proporciona a recuperação dos pacientes através do amor e solidariedade. “Todas as campanhas que a gente faz tem o objetivo de atender aos pacientes carentes do Dom Malan. Proporcionamos atividades que podem trazer alegria e entretenimento para aliviar o tempo de desconforto que os usuários passam. São ações que trazem benefícios através de uma palavra de carinho, uma doação de roupa ou brinquedo que faça aparecer o sorriso de uma mãe ou criança, isso é o que nos move”, ressaltou o coordenador.
Organização de Procura de Órgãos (OPO)
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Petrolina (PE), que funciona no Hospital Dom Malan/IMIIP, fecha o balanço anual com 13 doações. Ao todo, foram realizadas três campanhas de incentivo a doação de órgãos e tecidos, além de atividades educativas que aconteceram semanalmente em escolas e universidades da região.
Atualmente, o estado de Pernambuco tem quase três mil pacientes na fila de espera para receber um órgão. Segundo a coordenadora de enfermagem da OPO, Joice Requião, a meta da Organização é conseguir uma doação e seis notificações de potenciais doadores por mês. “É importante, também, que a população se sensibilize sobre a importância da doação de órgãos que pode salvar a vida de muitas pessoas”, disse.
Ensino e Pesquisa
O Hospital Dom Malan/IMIP, referência na área de ensino e pesquisa na região, atualmente conta com 10 profissionais com o título de mestre e mais quatro mestrandos. Ao todo, em 2012, a unidade de saúde realizou quatro processos seletivos de estágio extracurricular para as áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia.
Cerca de 100 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) realizam suas atividades acadêmicas práticas no HDM/IMIP. Além de 38 acadêmicos concursados nas áreas de neonatologia, fisioterapia, enfermagem e nos setores da Sala de Parto e do Pronto Socorro Infantil (PSI). Existem atualmente, 17 residentes nas áreas de saúde da mulher e da criança.
Referente a trabalhos de pesquisa, foram realizados dois projetos de extensão, quatro artigos acadêmicos, um projeto de especialização e nove trabalhos de conclusão de curso (TCC). Para a diretora de ensino e pesquisa, a pediatra Angélica Guimarães, o desempenho da área de ensino e pesquisa do Hospital Dom Malan/IMIP foi muito importante para consolidar o HDM como referencia regional nessas atividades.
A médica também fala sobre as expectativas para 2013. “As perspectivas para o ano que vem são as melhores possíveis, aguardamos a chegada de novos profissionais, novos residentes, e também a realização do 2º Congresso IMIP de Medicina Integral do Vale do Médio São Francisco, evento cientifico de grande porte que mobilizara profissionais da áreas de saúde de toda a região”, finalizou.
ASSESSORIA DE IMPRENSA HDM
Nenhum comentário:
Postar um comentário