terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sento-Sé - Governo do Estado injeta mais R$ 160 mil no campo de irrigação do Tombador de Cima

O excelente resultado na qualidade da mamona produzida no campo de irrigação do Tombador de Cima em Sento-Sé, fez com que o governo baiano injetasse mais R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) para o cultivo de novas áreas este ano. Os recursos serão destinados aos agricultores familiares através da associação de moradores local, que deverá coordenar a liberação dos valores a partir do preparo do solo, plantio, cultivo e colheita. Toda a safra produzida em 2013, será adquirida pelo próprio Estado da Bahia para distribuição em regiões produtoras da oleaginosa.

O objetivo do programa Semeando é transferir a tecnologia de produção de sementes para a agricultura familiar, principalmente para a formação de bancos de sementes comunitários, para que os agricultores não fiquem dependentes do recebimento de sementes por parte do Estado.

Em 2010, uma parceria formada pela prefeitura Municipal de Sento-Sé, CODEVASF e SEAGRI-BA, reativou o campo de irrigação que estava fechado há dez anos, gerando emprego e renda. No mesmo período foram plantados 26 hectares da variedade MPA 11, que produziu 40 toneladas de sementes selecionadas.

As sementes produzidas em Sento-Sé passaram por análises que determinou a qualidade do produto, e foram entregues para agricultores familiares de todo estado. O produtor Ademir da Silva, do município de São Gabriel, região de Irecê, recebeu o lote de cinco quilos de sementes e plantou na sua área de dois hectares, afirma que ficou satisfeito com o rendimento da produção a pesar da baixa quantidade de chuvas.


Ednaldo Barros participará de encontro nacional em Brasília com prefeitos e prefeitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário