O objetivo é capacitar profissionais, estudantes de nível técnico, de graduação e de pós-graduação em biologia, medicina veterinária, engenharia de pesca, agronomia, zootecnia e oceanografia, com o intuito de dar a eles uma visão global nas áreas de limnologia, reprodução artificial e piscicultura. Os assuntos serão abordados por meio de aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático abrange avaliação da eficiência de repovoamento; morfofisiologia da reprodução; reprodução artificial; manejo do pacamã; limnologia geral; qualidade de água para piscicultura; preparação de viveiros para alevinagem; larvicultura de siluriformes; alevinagem em viveiros e introdução às comunidades planctônicas de água doce.
A Codevasf, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, desenvolve pesquisas em limnologia e ictiologia; desenvolve tecnologias de reprodução artificial, larvicultura e alevinagem de peixes nativos na bacia do rio São Francisco; realiza peixamentos na região do Alto São Francisco com alevinos de espécies nativas; e promove treinamento para estudantes e graduados em biologia, medicina veterinária, engenharia de pesca, oceanografia, agronomia e zootecnia.
Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Codevasf investiu cerca de R$ 2,9 milhões em obras de reforma e ampliação do Centro. Para certificação/acreditação do Laboratório de Limnologia e aquisição de equipamentos foram aplicados R$ 661 mil, por meio de destaque orçamentário do Ministério da Pesca e Aquicultura. Com esses investimentos, a Codevasf terá autonomia para realizar análises físicas e químicas sem que haja necessidade de contratação desse tipo de serviço.
Ascom/Codevasf Foto: Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário