quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CODEVASF IMPLANTOU MAIS DE ONZE MIL BARRAGINHAS NO NOROESTE DE MINAS GERAIS

A Codevasf implantou mais de onze mil barraginhas distribuídas em sete municípios da região noroeste de Minas Gerais. Elas integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Urucuia, com o qual a Codevasf celebrou um Termo de Compromisso. As ações foram iniciadas em outubro de 2010 e concluídas em agosto deste ano. Foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões de reais oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quase catorze mil pessoas residentes nas propriedades e comunidades onde foram implantadas as barraginhas foram beneficiadas diretamente.

Indiretamente, a população do conjunto de municípios integrantes do consórcio, aproximadamente 90 mil habitantes, foi beneficiada e, além deles, toda a população localizada à jusante das propriedades onde foram implantadas recebeu os benefícios ambientais dessa ação. As melhorias ambientais são relacionadas à conservação da água, solo, recursos florestais e aumento da disponibilidade hídrica, principalmente, na microrregião de implantação das estruturas.

O produtor rural Ivan Messias de Jesus, da comunidade de Vista Nova, na cidade de Urucuia, foi um dos beneficiados com as barraginhas implantadas. Segundo ele, a diferença foi enorme na melhoria da produção. "Para nós foi uma benção. Nós não tínhamos água nenhuma, a partir do momento que foram feitas essas barraginhas, acima das barragens que já tínhamos, o lençol freático foi molhando e a terra seca melhorou. Eu sou um dos produtores que tem orgulho de falar isso. Por isso, conseguimos até um outro projeto de plantar lá", contou.

A construção de barraginhas visa aumentar a infiltração das águas pluviais no solo, abastecendo o lençol freático, melhorando a qualidade e aumentado a oferta hídrica da região. Essa ação diminui ainda o escoamento superficial das águas pluviais e que sejam carregados sedimentos para os corpos hídricos (rios, lagos, lençóis subterrâneos, etc), contribuindo para redução dos processos de degradação dos solos. Os sete municípios beneficiados são: Arinos, que recebeu 2.205 unidades; Bonfinópolis de Minas (1.430); Buritis (1.835); Chapada Gaúcha (1.810); Formoso (1.480); Riachinho (1.230); Urucuia (1.440).


Ludmilla Duarte / Ascom Codevasf

PREFEITURA DE JUAZEIRO PAGA 13º SALÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário