sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EM DECORRÊNCIA DO DIA DO MÉDICO, CLÍNICO GERAL DO HRJ COMENTA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Investigar as naturezas e causas das doenças humanas; realizar exames; dar diagnósticos; indicar tratamentos; prescrever e administrar as doses e períodos de uso dos medicamentos; atuar em programas de esclarecimento e prevenção de doenças; prescrever regimes alimentares e realizar cirurgias. São estas, dentre tantas outras, as funções do médico. Profissão diretamente ligada à qualidade de vida da população, a medicina é também um dos campos de trabalho mais almejados no país, com concorrências altíssimas nas universidades de todas as regiões brasileiras.

Considerando toda a importância e responsabilidade ligadas à medicina, o clínico geral e endocrinologista do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IM IP), Joroastro Espínola, aproveitou a passagem do Dia do Médico (18 de outubro) para fazer algumas considerações sobre o exercício da sua profissão. Médico há 15 anos, o profissional revela os motivos que o levaram a escolher qual carreira seguir. “Eu escolhi a medicina por dois motivos. Primeiro, pela possibilidade de campo de trabalho, quem é médico não fica desempregado. Segundo, porque é uma maneira de unir prazer com uma boa remuneração. Você se sente bem em ajudar ao próximo e, ao mesmo tempo, ganha dinheiro. É um misto de servir à sociedade com satisfazer-se”, revela.

Confessando-se apaixonado pelo seu trabalho, o médico comenta que já passou por muitas experiências marcantes ao longo dos seus 15 anos de profissão. “A gente lida com a vida das pessoas, e isso já é muito marcante por si só. Eu já me senti comovido várias vezes, uma delas foi tratando do meu pai nos últimos meses de vida dele. Muitos dos conceitos que eu tinha foram mudados naquela situação. Outra coisa que me deixa comovido é quando eu vejo meus pacientes ficando bem. Não tem coisa melhor do que ver que o seu trabalho teve resultado, ou quando as pessoas reconhecem que você deu o máximo de si e fez o que pode”, comenta Joroastro.

Profissional do HRJ desde outubro de 2009, o clínico geral e endócrino também fez considerações sobre o seu trabalho na unidade de saúde. “Além de apresentar uma infra-estrutura muito boa, aqui também tem um material humano de altíssima qualidade, profissionais em que a gente pode sempre contar e confiar. Há também um clima de muita amizade, dá prazer vir para o HRJ todos os dias, aqui se trabalha com segurança e respeito”, afirma.

Ciente do papel de destaque que a medicina apresenta na sociedade brasileira, Joroastro também aproveitou a oportunidade para dar seu recado aos jovens da região que sonham em ser médicos. “Estudem e vejam se é isso mesmo que vocês querem. Esse é um trabalho prazeroso, mas também muito árduo. Tem sempre o outro lado da moeda. No exercício da profissão você vai ter que fazer muitos sacrifícios, abrir mão de momentos de lazer. Enquanto muitos estão na praia, você está trabalhando. Tem que ter estudo, determinação e, sobretudo, respeito ao ser humano que está ao seu lado. Essa é uma profissão de extrema importância”, conclui.

Ascom-HRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário