Isaac Carvalho lembrou as obras que estão em andamento no município e das que estão prestes a iniciar, como a construção do Anel Viário e a grande intervenção urbana que acontecerá com o PAC 2. “Juazeiro e o Nordeste estão recebendo um olhar diferenciado do Governo Federal e devemos aproveitar esse excelente momento para alavancarmos de vez o crescimento do nosso município e de toda a região. Por isso é que estamos aqui hoje propondo essa imprescindível parceria com a Univasf”, ressaltou.
O prefeito disse ainda que além das necessárias e urgentes intervenções urbanísticas no presente, a cidade também precisa ser projetada para o futuro, destacando o exemplo de Petrolina, que se preparou há 30 anos para a duplicação da ponte construindo o viaduto. “Se hoje Juazeiro tem todo esse atraso em sua infraestrutura urbanística é porque não foi projetada e nem pensada para o futuro décadas atrás”.
Isaac garante que agora será diferente. “Além das importantes obras que serão inauguradas em nossa gestão, deixaremos a cidade preparada e com projetos viáveis que tragam soluções para daqui a dez, vinte e trinta anos”.
Outra pauta amplamente debatida foi a área da saúde, quando o secretário Cássio Garcia falou sobre a necessidade de se discutir questões comuns a Juazeiro, Petrolina e demais municípios da região, como o hospital de Traumas, em Petrolina, o hospital Regional e o hospital da Criança, em Juazeiro. “Além da questão da alta complexidade, que atinge vários municípios da região, queremos firmar parceria com o curso de medicina da Univasf para melhorar e ampliar o atendimento na atenção básica em nossas unidades”.
Ainda na área de saúde ficou acertado que será criado um núcleo permanente de discussão com a participação da Univasf, prefeitos e secretários de saúde da região, como também a realização de reuniões com as presenças dos secretários estaduais de saúde da Bahia e de Pernambuco no intuito de encontrar soluções que garantam o bom funcionamento de todo o sistema.
Na área de educação o secretário, Clériston Andrade, destacou que Juazeiro e Petrolina têm todo o aporte para se transformarem num pólo de excelência educacional. “Temos todos os mecanismos para promovermos esse avanço ainda maior na educação, desde as séries iniciais até a universidade, precisamos apenas de uma maior articulação e agregação institucional”.
A participação da Univasf na revisão do Plano Diretor do município, a possibilidade de parceria na realização da Fenagri e a instalação de um Parque Tecnológico foram outras pautas debatidas. Como resultado imediato foi criada uma comissão formada por representantes da prefeitura e da universidade para dar início à formatação do modelo de parceria e do plano estratégico de trabalho.
“Estamos iniciando uma jornada árdua, mas que valerá muito a pena porque colocará o município de Juazeiro em outro patamar de crescimento e de desenvolvimento. Estamos convictos de que o governo Isaac Carvalho está dando um salto de qualidade que possibilitará uma ainda maior eficiência da gestão”, enfatizou o assessor de modernização administrativa da Prefeitura, Plínio Amorim.
O reitor Julianeli Tolentino definiu a reunião como um momento único que pode marcar um novo tempo para Juazeiro e região. “Essa é uma iniciativa bastante louvável e o prefeito Isaac tem cada vez mais se mostrado ser um gestor de grande visão e empreendedorismo. Por isso mesmo a Univasf não medirá esforços para contribuir não apenas através de projetos e assessoramento técnico como também na busca por soluções que melhorem a vida dos juazeirenses e demais moradores da região”, garantiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário