quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CODEVASF IRÁ BENEFICIAR MAIS DE 300 MIL PESSOAS ATÉ O FINAL DESSE ANO


Aumentar a qualidade da água das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, por meio da erradicação de focos poluidores, é o objetivo dos Sistemas Públicos de Coleta, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos, projetados e implantados pela Codevasf em 85 municípios desde 2007, quando a ação começou. Os recursos, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão previstos em R$ 83 milhões até 2014, e as ações integram o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, do governo federal, executado pela Codevasf em sua área de atuação. Ao longo de 2012, são R$ 8,8 milhões para serem aplicados até o final do ano, quando estará sendo concluído mais um aterro sanitário: o da região de Irecê, na Bahia, que atenderá a oito municípios e a uma população de 131 mil habitantes numa primeira etapa.

"Para revitalizar o rio, é necessário não poluir, de forma que aquela água fique em condições tanto para uso humano quanto para outros usos. À medida que se investe em aterros sanitários, dispõe adequadamente seus resíduos e não polui mais essa água, você estará revitalizando o rio. É importante salientar que é uma ação de saneamento básico", explica Tone Wagner Viana, engenheiro civil e analista da Área de Revitalização da Codevasf. Esse ano, a Codevasf concluíu também o aterro sanitário que está atendendo à população de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, em Minas Gerais, beneficiando os 200,3 mil habitantes dos três municípios. 

A disposição adequada dos resíduos é importante para se evitar a  contaminação do lençol freático, entretanto não evita que as  inundações em épocas de chuva ocorram, observa Tone Wagner Viana. Além da erradicação de focos poluidores, como esgoto in natura e resíduo sólido, é feita a contenção dos processos erosivos que atingem as bacias. O idealizador da Política Nacional de Resíduos Sólidos é o Ministério do Meio Ambiente (MMA), e as ações desenvolvidas seguem a sua orientação. As secretarias estaduais de Cidades e de Meio Ambiente têm papel fundamental no auxílio da articulação do MMA e da Codevasf – empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional - junto aos municípios envolvidos.  

Ascom Codevasf Foto: José Luiz Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário