Os participantes do 1º Seminário dos Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco, evento que está acontecendo nesta terça (05) na Câmara de Vereadores de Sobradinho (BA), prometem para amanhã (06) um ato público na cidade.
A manifestação deve encerrar o evento e também marcará as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje. No ato público os participantes irão tratar sobre o tema “Energia elétrica: para que e para quem”.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está organizado a mobilização.
No seminário, cerca de 300 representantes de Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Petrolina (em Pernambuco) e Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado (na Bahia), discutem sua luta em defesa dos recursos hídricos e dos direitos dos povos atingidos pelos empreendimentos do agro e hidronegócio, já implantados ou planejados para o Vale do São Francisco, tendo em vista as alterações que os mesmos provocam no modo de vida da população atingida, principalmente por barragens.
Nas mesas temáticas, representantes de diversos órgãos estaduais e federais, como Chesf, Codevasf, Promotoria de Justiça, Incra, Coelba, Comitê “Luz Para Todos”, Secretaria de Políticas para a Mulher da Bahia - além de organizações como IRPAA os Movimentos Sociais da Via Campesina – participam das discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário