quinta-feira, 7 de junho de 2012

BANCO DE LEITE DO HDM HÁ 17 ANOS FAVORECENDO O ALEITAMENTO MATERNO NA REGIÃO

Muitas mulheres sentem muitas dificuldades em amamentar esse que é um dos momentos mais importantes da maternidade acaba se transformando num grande transtorno e sofrimento.Para que a amamentação seja o momento mais especial entre mãe e filho o Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP em Petrolina vem atuando de forma destacada na região. Dicas como o posicionamento do bebê na hora da amamentação, ordenha manual, a importância do leite materno para a proteção da criança fazem parte da rotina do BIAMA, instalado desde o ano de 1995.
 
Maria Rejane da Silva é uma das pacientes atendidas pelo BIAMA. Ela teve sua filha há uma semana no HDM e desde então passou a ser assistida pelas profissionais do setor. “Não conseguia amamentar porque eu não tinha bico e o leite estava empedrando”, relatou a dona de casa. “Agora minha filha já está pegando o peito e começa a amamentar direito”, completou.
 
Com uma média de 30 atendimentos diários, o Banco de Leite do HDM também oferece apoio e orientações às futuras mães com a realização de palestras. As usuárias são orientadas a como amamentar e também a doar parte do seu leite que, depois de pasteurizado é distribuído para recém-nascidos prematuros que ficam sob os cuidados da UTI neonatal ou do projeto Mãe Canguru, no próprio HDM.
 
Atuam no banco de leite um médico, um enfermeiro, 14 técnicos, dois auxiliares administrativos e duas recepcionistas. São armazenados 50 litros de leite por mês, mas a coordenação do Banco diz que esse número não é suficiente. “Queremos ampliar para 100 litros e para isso precisamos que as mulheres se sensibilizem a esse trabalho e se tornem doadoras”, explicou a coordenadora do BIAMA, a médica Flávia Guimarães.

Simeia Valverde/Ascom HDM

Um comentário:

  1. O Blog do Zé Carlos Borges coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para
    Zecarlosborges@hotmail.com

    ResponderExcluir