quarta-feira, 6 de junho de 2012
Audiência na Codevasf apressa obras em Remanso e Pilão Arcado
O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, esteve na manhã desta terça-feira, 05, em audiência com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba-Codevasf, Elmo Vaz, juntamente com o prefeito do município de Remanso, Zé Filho, tratando do encaminhamento de obras de abastecimento d’água e saneamento básico.
Entre as obras que foram motivo da audiência destaca-se a conclusão do abastecimento d’água urbana em Pilão Arcado e Remanso, que tem mais de 90% dos serviços concluídos, que se constituem obras do PAC, e que foram iniciadas ainda no governo Lula. A respeito, o presidente da Codevasf comprometeu-se a levantar hum milhão e quatrocentos mil reais, faltando pouco para ser concluída e por isto é prioridade.
Sobre a obra de esgoto em Pilão Arcado e Remanso, que a empresa não teve condições de concluir, o presidente da Codevasf comunicou que em 30 dias as obras de Pilão Arcado serão retomadas. Já com relação a Remanso, em 30 dias o processo licitatório será concluído.
Quanto ao abastecimento d’água em Remanso, a obra, que beneficia 28 povoados, será concluído também em 30 dias. Quanto a Pilão Arcado, a conclusão da obra depende de energia elétrica (a ser implantada pelo governo do estado).
Ainda durante a audiência, o presidente da Codevasf lembrou que como compensação pela transposição a Bahia vai receber o Eixo Sul, que parte de Sobradinho, e vai perenizar os rios Vaza Barris, Itapicuru e Jacuípe. A perenização do Jacuípe vai reforçar a Barragem de Pedra de Cavalo, reforçando o Rio Paraguaçu, e atravessa a Serra da Batateira, percorre 380 quilômetros, passando por municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Barragem Bessa e Felino, chegando até Ponte Nova.A audiência desta terça-feira, 05, continua uma série de outros contatos feitos pelo deputado federal Josias Gomes, tanto na Codevasf quanto no Ministério da Integração, a respeito das reivindicações de Remanso, Pilão Arcado e da Região. “Nosso mandato estará sempre a serviço dos interesses da Bahia, e, nesse caso particular, de Pilão Arcado e Remanso, temos envidado todos os esforços para que sejam resolvidos, e, pelo que estamos percebendo, após a audiência de hoje, será resolvida em pouco tempo”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Blog do Zé Carlos Borges coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.
ResponderExcluirVocê também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para
Zecarlosborges@hotmail.com
Será que haverá mesmo essa tão sonhada resolução? O Vaza Barris, o Paraguassu, Itapicuru e o Jacuípe esperam ansiosamente por isso. Mas deveria ser em contra partida pela Transposição? Será?
ResponderExcluirEm Pilão Arcado toda obra deve ser refeita, inclusive o levantamento topográfico, mas fica o retrato de um país que não zela pelo erário público, visto que a empresa (ir)responsável pelas obras em Remanso e em Pilão Arcado (a mesma para as duas cidades) não devolveu o dinheiro e nem sofreu sanções... a solução é mais dinheiro para a obra... e mais impostos paara quem trabalha pagar...
ResponderExcluir