sábado, 12 de maio de 2012

Poupança: Relator da MP que altera regras elogia iniciativa do governo e critica oposição

Henrique Fontana (PT-RS) reafirma que direitos dos pequenos poupadores estão garantidos nas novas medidas


O deputado Henrique Fontana (PT-RS) será o relator da medida provisória (MP 567/12) que muda as regras de correção da caderneta de poupança. A indicação foi feita pelo líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP).
A nova regra de rendimento da poupança só valerá para os depósitos ou para as novas contas de poupança abertas a partir do dia 4 de maio. Nestes casos, toda vez que a taxa básica de juros, a Selic, estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a remuneração da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a taxa referencial de juros (TR). Com essa alteração, o governo está protegendo e tornando a poupança cada vez mais segura e rentável para o pequeno poupador, além de permitir que os juros no Brasil sigam caindo.
Fontana elogiou a medida anunciada pelo governo na semana passada e acredita que a MP tramitará sem problemas já que não afeta antigos depósitos e garante os direitos dos poupadores.
Ele também criticou a postura da oposição que afirmou ser contra a MP.
“Eu espero que a oposição revise essa posição contrária porque é uma medida extremamente benéfica à economia brasileira. Na medida em que nós colocamos o rendimento da poupança de forma segura para abrir canais para uma redução da taxa de juros ainda maior, nós estamos beneficiando especialmente o pequeno poupador e a população de baixa renda que hoje sofre muito com taxas de juros no crediário que são inaceitáveis. Essa nova medida, ao desindexar a poupança, ela permite exatamente que a Selic baixe dos 9% atuais para 8%, 7%, ou até menos”.
(TVPT com site da Liderança do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário