domingo, 27 de maio de 2012

“Onda Vermelha” chega a Campo Formoso onde PT apresenta candidatura de Daniel Muniz


Josias com dirigentes e militantes do PT de Campo Formoso




O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, esteve reunido na manhã deste sábado, 26, na cidade de Campo Formoso. Na pauta da reunião, a disputa eleitoral de outubro próximo. “A onda vermelha alcança Campo Formoso, a fim de que o município possa viver uma etapa superior de sua política, com o fim da gangorra entre “bocas pretas” e “bocas brancas”, algo que parece ainda com as coisas do Império, apesar de vivermos a República; o peso do PT prenuncia uma grande onda petista na região toda”, resumiu Josias.
O PT tem como pré-candidato o engenheiro de Produção Daniel Muniz, professor universitário, que já foi candidato pelo PB nas eleições passadas. Na reunião ficou decido que a convenção será em 17 de junho próximo. “As atividades de rua serão intensificadas para tornar o candidato ainda mais conhecido da população, ele, Daniel, jovem bem sucedido, professor universitário, e que vai conduzir a campanha explorando as vitoriosas administrações petistas da região como Bonfim, Jaguarari, Itiuba”.
Campo Formoso
O Município de Campo Formoso teve sua emancipação política em 28 de Julho de 1880, através da lei provincial de nº 2051, sendo desmembrado do município de Senhor do Bonfim.
O local onde está situada a cidade de Campo Formoso foi, nos seus primórdios, um aldeamento indígena.
Os missionários da Companhia de Jesus incumbidos da catequese dos silvículas da região, prestando aos primeiros habitantes assistência espiritual e orientando-os também na vida secular, contribuíram decisivamente para a prosperidade da povoação que aí se formou.
Seus primeiros colonizadores foram os portugueses, que escravizaram os índios que existiam. Esses colonizadores trouxeram novos habitos culturais, tradições e heranças religiosas do catolicismo, e o culto aos santos.
As primeiras edificações dos portugueses, além de suas casas, foram as igrejas, para as cerimônias religiosas e dias santos. Santo Antônio, santo português nascido em Lisboa, defensor dos fracos e oprimidos e também conhecido com santo casamenteiro, foi adotado como padroeiro da cidade e até hoje é comemorado o dia de Santo Antônio.
Campo Formoso também é conhecido como “cidade das esmeraldas “, por existir no povoado de Tuíutiba um garimpo com esmeraldas distinguidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil. A cidade também recebe esse título pela comercialização dessas pedras no centro da cidade – “feira do rato” – onde se comercializam as pedras do município e das cidades vizinhas, e que é o conhecido “rolo”, troca de pedras por televisores, celulares, casas, entre outros. A “feira do rato” surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 Km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes.
A cidade Campo Formoso é conhecida por suas grutas.
É nesse município que se localiza a maior gruta do Hemisfério Sul, a ” Toca Boa Vista”.
Quem nasce em Campo Formo é campoformosense.
Fonte: Prefeitura de Campo Formoso. IBGE. Israel Vieira de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário