segunda-feira, 28 de maio de 2012

Desenbahia financia equipamentos e máquinas com juros reduzidos

Para incentivar a produção, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) participará da Bahia Farm Show – a maior feira de tecnologia agrícola do Norte/Nordeste –, que acontece entre o próximo dia 29 e 2 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste do estado.
A agência baiana atuará com taxas de juros reduzidas e prazos ampliados para financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas. Segundo o presidente da Desenbahia, José Ricardo Santos, as medidas fazem parte da política estadual de incentivo ao desenvolvimento da Bahia.
O evento é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação das Revendas de Máquinas e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, com apoio do governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura e da Desenbahia.
Produtividade – Nesta 9a edição da Bahia Farm Show, a agência apresentará linhas de financiamento para o setor do agronegócio – uma equipe de técnicos atenderá presencialmente os empresários durante todo o evento.
Segundo José Ricardo, o objetivo é elevar o ganho de produtividade das empresas baianas, principalmente para os setores de pequeno e médio portes. "Nosso objetivo é oferecer melhores condições para que o empresário execute seu plano de investimento, possibilitando a adoção de novas tecnologias que aumentem a capacidade de produção. O crédito da Desenbahia é fundamental para a expansão das atividades produtivas em nosso estado."
Taxas – Segundo o gerente de Crédito Rural da Desenbahia, Gustavo Grillo, os juros para aquisição de máquinas e equipamentos diminuíram de 8,7% ao ano para 7,3%, no caso de grandes empresas, e de 6,5% para 5,5% ao ano (micro, pequenas e médias empresas – MPMEs).
Entre os itens financiáveis estão bens de informática e automação, conjuntos e sistemas industriais, máquinas-ferramenta, tratores, implementos agrícolas, colheitadeiras e até aviões agrícolas.
As taxas para compra de ônibus e caminhões também foram reduzidas, de 10% para 7,7%, e o prazo máximo de amortização foi estendido de 96 meses para 120 meses. O nível máximo de participação foi elevado de 80% para 100% (MPMEs) e de 70% para 90% (grandes empresas).
Linha de crédito com juros de 5,5% ao ano
Uma linha de crédito bastante procurada é o Proagro Máquinas, que financia equipamentos agrícolas nacionais e importados. Outra opção para os produtores é o Proagro Giro Agropecuário, para financiamento de custeio agrícola e pecuário, com limite de R$ 3 milhões e taxa anual de juros de 8,5%.
A linha de crédito PSI Finame Agrícola do BNDES, com juros de 5,5% ao ano, financia máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e capital de giro associado, com prazo para pagamento de até 144 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário