segunda-feira, 12 de março de 2012

Serviço Social do Hospital de Urgências e Traumas alerta usuários para obrigatoriedade do cartão SUS


De acordo com uma determinação do Ministério da Saúde, os usuários da Rede Municipal de Saúde de todo o país só poderão realizar atendimentos de emergência, exames, procedimentos e consultas pelo Sistema Único de Saúde mediante a apresentação do seu Cartão SUS, que é pessoal e intransferível.

O serviço de Assistência Social do Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina alerta para que os usuários não deixem somente para fazer o cartão quando necessitarem do atendimento de emergência. “Com a obrigatoriedade de confeccionar o Cartão SUS antes do atendimento, o paciente que não tem o cartão precisará esperar um pouco mais para receber atendimento. Pedimos a compreensão dos usuários para que a possamos cumprir a determinação do Ministério da Saúde”, explica a assistente Social do HUT, Kátia Silene Carreiro.

O tempo para preenchimento do cadastro também pode ocasionar filas, o que não é adequado para uma emergência como a do HUT, que recebe uma grande quantidade de pacientes. “Recomendamos que a população não espere o dia do atendimento médico para solicitar a confecção do           Cartão SUS”, esclarece Kátia. Quem ainda não possui o Cartão SUS pode adquiri-lo gratuitamente, basta comparecer às unidades de saúde portando a Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento, no caso das crianças.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades já treinadas são: Hospital de Traumas, Hospital Dom Malan, unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado - AME Saúde da Família do bairro Dom Avelar, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II e CAPS AD, UBS Ricardo Soares, AME Policlínica, Fundação Banco de Olhos, APAMI, Policlínica Isaías Coelho, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Clínica Sintonia, Centro de Oncologia, Uniclínica, Cedimagem, DENSO, Hospital Memorial de Petrolina, Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), Climerpe, Progestar e Casa Geriátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário