domingo, 20 de julho de 2014

CENTRAL: FEIRA AGROECOLÓGICA ESTIMULA O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS NO MUNICÍPIO

Os agricultores familiares da Associação Beneficente de Palmeiras (ABP), no município de Central, ganharam um espaço exclusivo para comercializar seus produtos na tradicional feira municipal. A iniciativa é da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que cedeu uma área do escritório local para a realização da Feira Agroecológica. O espaço, composto por 10 barracas, oferece alimentos saudáveis totalmente livres de agrotóxicos. A feira será inaugurada neste sábado (19/07), às 7h30, e funcionará todos os sábados.

A presidente da Associação, Verônica Tereza Tarrão, destaca que a feira foi criada para divulgar os benefícios do consumo de produtos orgânicos para a saúde, desenvolver a economia local e incentivar outros produtores a seguirem o mesmo caminho. “Após colocarem em prática as orientações técnicas da EBDA, os agricultores conseguiram duplicar a produtividade ao ponto de poder oferecer os alimentos em feira livre e para a alimentação escolar”.

Segundo Verônica, aproximadamente 3.500 alunos de 45 escolas públicas do município são beneficiados com produtos produzidos pela comunidade. A ação que tem o incentivo da EBDA, é desenvolvida em parceria com a prefeitura local, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal.

Capacitação 
Os agricultores familiares foram capacitados para produzirem de forma sustentável através de um curso de agroecologia promovido pela gerência regional da EBDA de Irecê. O gerente regional, Edvaldo Reinaldo, conta que já existia por parte dos agricultores da comunidade, a vontade de implantar a prática agroecológica, o que facilitou o desenvolvimento do curso ministrado por ele. “Hoje, a atividade é principal fonte de renda dos associados”.

A feira, que conta com o apoio da prefeitura municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Central, éfruto de ações da EBDA voltadas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias de base agroecológica. “Trata-se de uma experiência exitosa com a valorização do conhecimento do agricultor”, ressalta Edvaldo Reinaldo, que também explica que o novo espaço tem o objetivo de melhorar a comercialização dos produtos orgânicos da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário