sexta-feira, 11 de julho de 2014

BIOFÁBRICA MOSCAMED BRASIL TEM NOVO PRESIDENTE

Jair Fernandes Virgínio, ex-diretor presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado do Pernambuco e doutorando do Centro de Energia Nuclaer na Agricultura (CENA/USP), foi eleito presidente da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB), na última semana de junho, durante uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da Biofábrica.

Grato pela confiança do Consad e pela parceria de nove anos com ex-presidente Dr. Aldo Malavasi, Dr. Jair Virginio declarou: “Particularmente, gostaria de apresentar meus agradecimentos ao Dr. Malavasi por sua contribuição, por ter tornado realidade este empreendimento e pela confiança depositada em mim por este Conselho Administrativo, para presidir a Moscamed”. Ele acrescentou ainda que “Manter a união da equipe BMB é o caminho para vencer os novos desafios”, concluiu Virgínio. Ainda durante a reunião, foi apresentado o balanço da gestão anterior, com aprovação do relatório fiscal e definição de novos rumos da diretoria, que admitiu a Dra. Regina Sugayama para a coordenação de projetos da Biofábrica e manteve a Dra. Margareth Capurro na coordenação do Projeto Aedes Transgênico.

Em clima de despedida, Malavasi demonstrou tranquilidade em relação à nova presidência, “Estou muito tranquilo com os rumos na nova diretoria. Tenho certeza de que a qualidade dos projetos já bem sucedidos e dos que virão será mantida, mas com uma diferença bastante positiva, pois o Jair tem uma capacidade gerencial muito grande e tem perfeita harmonia com a equipe”, declarou Malavasi. O ex presidente da BMB, seguiu para Viena, na Áustria, para assumir a Diretoria de Aplicação Nuclear, a convite do Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukiya Amano.

Biofábrica Moscamed Brasil
A Biofábrica Moscamed Brasil é uma Organização Civil sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo da Bahia como uma Organização Social, e tem como objetivo o controle de pragas e insetos, empregando as melhores técnicas disponíveis e o gerenciamento eficiente. Sediada na cidade de Juazeiro, na região norte da Bahia, a Moscamed também está presente em outros estados em parceria com as Agências Estaduais de Defesa Agropecuária.

A instituição foi escolhida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para ser a primeira biofábrica do mundo a utilizar a tecnologia de raios-x para a esterilização de insetos, e é reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como entidade de pesquisa. Outra tecnologia utilizada pela Biofábrica é a utilização de mosquito transgênico para supressão da população do mosquito Aedes aegypti, por meio do Projeto AedesTransgênico (PAT), que está em fase final de desenvolvimento.

Ascom Moscamed

Nenhum comentário:

Postar um comentário