quarta-feira, 25 de junho de 2014

CURAÇÁ BA: TRADIÇÃO, ALEGRIA E PAZ NO SÃO JOÃO DE BARRO VERMELHO

As festividades do São João de Barro Vermelho em 2014 se iniciaram no dia 15 com a abertura da tradicional novena, que aconteceu sempre às 19h30, na centenária Igreja, em louvor ao Padroeiro local São João Batista e foi encerrada no dia 23. No dia 24, houve missa às 10h, com batizados e à noite foi realizada a Procissão pelas ruas de B. Vermelho, com duas filas de fiéis tendo ao centro a imagem do Padroeiro sendo levada no andor pelos seus devotos. Esse ano, a imagem de São Benedito, padroeiro da cidade de Curaçá, foi recepcionada no dia 20 à tardinha pelos católicos. Durante todas as festividades religiosas houve homenagens também a católicos que já faleceram a exemplo de Zezito, comunitário local que muito contribuiu para o fortalecimento da cultura do Distrito. “A tradição aqui é forte”, foi o que observou o Padre Edvaldo Souza, o qual celebrou a última novena esse ano.

Além das festividades religiosas, no dia 21 (sábado), aconteceu o tradicional desfile dos Vaqueiros com saída da estrada de Barro Vermelho à Poço de Fora, onde foram recepcionados os vaqueiros daquele Distrito. Depois, eles, juntamente com as comitivas de Curaçá, Patamuté, Mundo Novo e também Riacho Seco, cumpriram o trajeto pelas ruas de Barro Vermelho até a Igreja de São João onde a celebração religiosa tematizou o trabalho do vaqueiro. Antes disso, houve aboio e homenagens a Zezito. E mais tarde, no ‘Arraiá dos Forrozeiros’, que esse ano homenageou o Centenário do Maestro Filemon, teve muita música com o Forrozão Classe A, Maurício do Vaneirão e Zezinho Abaioador. No outro dia (22), houve ‘Alvorada Musical’ com instrumentistas da Filarmônica 15 de Março, de Barro Vermelho, com apoio de alguns músicos de outros locais, que também animaram, na entrada da noite, a inauguração da ampliação, equipagem e reforma do Posto de Saúde – PS de Barro Vermelho, com presença dos secretários municipais Josemário Brandão (Governo), Antonio Nilo (Infraestrutura e Serviços) e Tamiris Brandão (Saúde), do Administrador Local, Eduardo Varjão, além do Prefeito Carlinhos Brandão e de funcionários do PS de Barro Vermelho. “Era um sonho ampliar e melhorar esse Posto. Conseguimos, mas ainda teremos muitas coisas a mais. Esse posto é da comunidade, peço que vocês cuidem bem dele e que os funcionários atendam bem o nosso povo”, disse o Prefeito. Logo depois da Novena, teve apresentação da quadrilha do Projovem Adolescente de Curaçá e forró com Jaidete Varjão, Manuzinho do Acordeon e Flávio Baião. Antes, teve apresentação da Quadrilha da Escola de Barro Vermelho (Filadélfia).

No dia 23, pela manhã, houve, no Memorial Filemon, homenagem a vários músicos e também a esse Maestro que foi o principal condutor, durante décadas, da ‘Filarmônica 15 de Março’ (fundada em 1917). Logo após, aconteceu o tradicional ‘Arrastão da Paz’ puxado pela Filarmônica, visitando diversas casas em que os donos recepcionavam os foliões com bebidas e comidas. Esse ano, o ‘Arrastão’, homenageou Filemon e a Seleção Brasileira que, à tardinha’, venceu Camarões por 4 a 1, animando mais ainda o ornamentado ‘Arraiá dos Forrozeiros’ que começou à noite com as quadrilhas de Sítio de Alexandre (Patamuté) e Fé Nordestina (Curaçá). Depois, as apresentações foram musicais com Ivan Araújo, Júlio do Acordeon e Walmirzinho do Acordeon, o qual tocou até nove horas na manhã do dia 24, empolgando todos os foliões que não arredaram pé, mesmo nos momentos em que choveu. “Muita alegria” foi que disse a professora Dionária Bim, que já não participava do São João há vinte anos. A segurança foi garantida pela Polícia Militar e Ambulância. A Prefeitura de Curaçá deu apoio com água potável, artistas e bandas, sonorização, apoio logístico, limpeza geral, carro de som e, inclusive, dois outdoors com homenagem ao Maestro Filemon, os quais ficaram em cada entrada do Distrito.

Maurízio Bim
Assessor de Comunicação Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário