A tarde desta terça-feira (03) foi de homenagens com a Caminhada que marcou o Dia Nacional em defesa do Velho Chico. O ato público que mobilizou universitários, alunos e professores de Escolas Estaduais e Municipais, chamou a atenção dos populares com a frase “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”. Lançada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a campanha teve o apoio da Prefeitura de Juazeiro, que através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) organizou e mobilizou toda a região.
Integrantes de várias instituições caminharam junto com os funcionários da SEMAOP e do Comitê (CBHSF): o INEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recurso Hídricos do Estado da Bahia), a COOPERFITZ (Cooperativa de catadores), AGB Peixe Vivo, CESOL (Centro de Economia Solidária), Coletivo Amigos da Ilha do Fogo, Associação de Barqueiros e CODEVASF acompanharam o percurso que foi do Angary, passando pela Orla até o Vaporzinho, finalizando na Ilha do Fogo.
O coordenador do Comitê, Uilton Tuxá, disse estar muito satisfeito com a iniciativa da Prefeitura de Juazeiro em não só apoiar, mas ‘vestir a camisa’ mobilizando todas as instituições que estiveram presentes. “Posso dizer que a Prefeitura começou com o pé direito já no lançamento desta campanha, pois tivemos toda a base de organização através da pasta. Esse posicionamento da gestão é muito positivo e demonstra sua parceira”, disse Uilton Tuxá. Ele acrescentou ainda que sua expectativa com esse apoio é conseguir do governo federal a criação de políticas públicas que defendam o Rio São Francisco.
Ao chegar à Ilha do Fogo, os participantes se organizaram para apresentações culturais e atos simbólicos em homenagem ao Rio. Foram colocados 30 mil peixes de três espécies nativas simbolizando a preservação da biodiversidade – doados pela CODEVASF. Outro grupo jogou água no Rio para representar a devolução da água perdida com o tempo. Além de se expressar com faixas e mensagens em cartazes, Tamires Ferreira quis se caracterizar de carranca marcando presença em todo o percurso. “Acho que essa movimentação traz consciência as pessoas que se distraem e não prestam atenção na importância de se preservar o Rio. Por isso, dei o meu máximo até o último momento dessa ação”, disse a estudante de agricultura do CETEP.
O triatleta de Petrolina Miro Souza, também registrou cada passo do ato: “estava precisando acontecer uma mobilização como essa. Eu divulguei essa campanha para todos os meus amigos esportistas da região e espero que as pessoas lembrem-se desse objetivo não só hoje, mas o ano inteiro”, disse Miro.(Blog Joselia Maria)
O secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Edvan Gonçalves, garante que a campanha continuará atuante: “Vamos apoiar e estar dispostos a atuar ao longo do tempo a favor do Rio, defendendo a riqueza da região que é parte de Juazeiro”, disse o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário