quarta-feira, 18 de junho de 2014

ARTIGO: VOTO EM DILMA ROUSSEFF SIM, E PORQUE NÃO?

Muitos me perguntam em quem irei votar para Presidente da República nessas eleições de 2014 e alguns, não sei por qual motivo, se espantam com a resposta: DILMA ROUSSEFF

Esse texto foi feito, originariamente, para um debate que participei em um post de um ex-professor meu. Resolvi transformar nessa publicação pois, quem me conhece sabe, não sou de levar a Política na brincadeira. Não sou de aderir as “modinhas” ou simplesmente concordar com tudo que vejo ou escuto. Quero com esse texto mostrar que nem tudo que dizem é verdade e que sempre é preciso conhecer antes de falar. Foi o que eu fiz e venho através desse texto mostrar ALGUNS dos motivos do porquê irei votar em DILMA. Poderia fazer outros dizendo o porquê não votarei nos outros candidatos, mas acredito que a política deve ser feita com propostas e ações. Olhando pra frente.

Vamos aos argumentos
Em relação a copa, suas “obras faraônicas” e os discursos de que o Brasil precisa muito mais de outras coisas do que de Estádios… É preciso, inicialmente, que a gente tenha em mente que o governo Dilma já pegou “o trem andando”. Quando assumiu a presidência, já estava decidido que a copa seria no Brasil e, como uma chefe de Estado, honrou o compromisso firmado anteriormente. Mas vamos aos números: Só a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, em 2013, movimentou na economia do país 20,7 bilhões de reais, o que significa um acréscimo de 9,7 bilhões de reais ao PIB brasileiro.

O custo total com todas as arenas deve chegar a 8,9 bilhões de reais. Ou seja, o valor que foi injetado na economia brasileira é quase 1 bilhão de reais superior à estimativa de gastos. O Brasil já recebeu de volta em sua economia muito mais do que investiu. Vale ressaltar que a expectativa é que a COPA DO MUNDO acrescente 30 bilhões ao PIB nacional. Além de que ela, mesmo antes de começar, já gerou 14,4 milhões de empregos por todo o país.

No que tange os avanços sócias, é inquestionável a evolução desse quesito nos últimos anos. O Brasil tem hoje o maior programa habitacional da sua história. Mais de 4,6 milhões de brasileiros beneficiados com o programa MINHA CASA MINHA VIDA e uma estimativa para 2014 de 1,7 milhões de moradias. Sem falar do Programa BRASIL SEM MISÉRIA que já tirou 22 milhões de pessoas da extrema pobreza.

Em relação a educação, ainda tem muito pra melhorar, mas, nos governos Lula/Dilma, o percentual de estudantes de baixa renda entre 19 e 24 anos que concluíram os estudos no ensino médio saltou de 23% para 58%. Quando se fala do ensino básico, pulou de 11% para 32%.

No ensino superior a diferença entre os governos é ainda mais gritante. No do PSDB nenhuma Universidade Federal foi criada e existiam na época 3 milhões de estudantes universitários no Brasil. No do PT, já são 7,5 milhões de estudantes e o número de universidades criadas já me fez perder a conta.

Vi alguns criticando a vinda dos CUBANOS para o Brasil através do Programa MAIS MÉDICOS. É importante que antes da crítica procurem buscar adquirir mais conhecimento sobre o que atacam. Do contrário, o PRE/CONCEITO surge.
Pra quem não sabe, os médicos cubanos estão restritos aos lugares em que são contratos, isto é, eles não podem sair de um lugar e ir para outro de seu interesse. Eles estão nos lugares mais distantes e de difícil acesso do país. Lugares esses que os médicos brasileiros não quiseram ir, pois antes existiu a chamada, como prioridade, para todos os Brasileiros que queriam ingressar no programa. Só depois de esgotado todas as opções para os brasileiros que foram abertas as vagas para os estrangeiros.

É verdade que ainda falta infraestrutura, mas ter o médico por perto, seja ele de onde for, faz uma enorme diferença entre a vida e a morte. Talvez quem sempre teve plano de saúde não tenha a real noção disso.

Em relação ao PIB nem tem muito o que se falar… No governo FHC o PIB teve um crescimento de 60%. No Governo do PT, o PIB já cresceu 265%, e continua subindo. Pra quem gosta de comparações, o PIB brasileiro em relação a 2012, só não cresceu mais do que o da China e o da Coreia do Sul, ficando na frente de todos os países europeus e das américas.

Ainda pra quem gosta de comparações, a taxa de desemprego do país é a menor da história.

Não sei porque também ainda insistem em falar da inflação…. Em maio, por exemplo, ela teve índice negativo. Ou seja, deflação.

Bom, poderia ainda passar muito mais tempo aqui, mas acredito que já tenho motivos suficientes para reafirmar meu orgulho pelo meu país e meu desejo de que Dilma permaneça a frente do Governo Federal.

Reitero, não está tudo perfeito. Tem MUITA coisa pra melhorar. Mas só quem já melhorou muito quando podia fazer que pode prometer mudanças ainda maiores. Afinal, falar… falar é muito fácil.

Quem quiser debater, estou a inteira e total disposição. Desde que esse debate seja feito de forma respeitosa e propositiva.

Se acharem que eu estou errado, vamos conversar. Não tenho pacto com o erro e posso mudar de ideia. Se convencido for.

Que Deus continue nos abençoando nessa caminhada.

Julio Lossio Filho é Estudante de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário