A ação é realizada pelo Sebrae e pode atender na região cerca de 100 empreendedores rurais
O agricultor Antônio Nunes Rosa trabalha no plantio de manga e coco há mais de 20 anos. Em 2014, a sua meta é ampliar e modernizar a área de 30 hectares e, assim, conquistar novos mercados consumidores. Para isso, ele vai buscar o apoio do programa No Campo, que foi lançado pelo Sebrae nesta quinta-feira, 15, no auditório do Distrito Irrigado de Maniçoba, zona rural de Juazeiro. “Eu quero desenvolver minha visão empreendedora, conhecer novas técnicas e expandir minha produção. Vou deixar para trás atitudes de um pequeno colono e me tornar um empresário rural. Acredito que o programa vai me dar esse suporte”, avaliou.
Segundo o técnico do Sebrae, Rinaldo Moraes, o programa de qualificação profissional vai oferecer oficinas, cursos, consultoria e orientar produtores rurais da agricultura familiar e da área irrigada desde a administração das propriedades rurais até a comercialização dos seus produtos. “O objetivo é capacitar o homem e a mulher do campo para enfrentar novos desafios e realizar grandes negócios. Na prática, vamos mostrar como o produtor deve criar rotinas empresariais de controlar as finanças e gerenciar questões de produção, qualificação de mão de obra e geração de renda”, destacou.
A expectativa é que somente este ano o Sebrae Juazeiro atenda cerca de 100 empreendedores rurais pelo Programa No Campo. Carlos Alberto Oliveira já sabe como vai aproveitar a oportunidade: o agricultor espera melhorar a qualidade do coco, manga e maracujá que cultiva no Distrito Irrigado de Maniçoba. “Não basta apenas produzir toneladas de frutas por ano. A atenção do produtor deve estar voltada para atender ao mercado, que está cada vez mais exigente. Costumo dizer que conhecimento nunca é demais, por isso, vou explorar ao máximo o conteúdo e experiências do programa”, revelou.
Para a gerente regional do Sebrae Juazeiro, Jussara Oliveira, a meta do programa No Campo é mostrar que o produtor pode se tornar um empreendedor rural, tendo acesso a noções de gestão da propriedade, associativismo, liderança e comercialização. “Esse conjunto de soluções vai ajudar a melhorar a produção agrícola na região, ampliando a competitividade dos nossos produtos e gerando mais lucros”, explicou.
Mais de 150 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores e estudantes participaram do lançamento do programa No Campo, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Lucilene Santos /Agência Sebrae de Notícias Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário