sábado, 17 de maio de 2014

DIRETOR DA CAR FAZ BALANÇO POSITIVO DA ROTA E FALA SOBRE INVESTIMENTOS PARA REGIÃO

Presente no stand da Rota da Integração da Agricultura Familiar, dentro da VIII Expovale, na noite desta sexta-feira, 16, o Diretor – Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça, acompanhado de assessores e parceiros, como representantes do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), fez um balanço positivo sobre a exposição dos cooperativistas e falou ainda sobre investimentos para a região. A Rota é feita em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a CAR é a executora através do Programa Vida Melhor. É uma parceria de governo que envolve a Secretaria de Agricultura Familiar, a EBDA, a Bahia Pesca, todos os órgãos que atuam no fomento à agricultura familiar no estado da Bahia. “O apoio do Governo Federal serviu para garantir que as principais cidades do Estado recebam essa feira que envolve cultura, que envolve exposição, comercialização, mas, sobretudo, a valorização da agricultura familiar.”, ressalta Vivaldo Mendonça.

Segundo o Diretor-Presidente da CAR, a expectativa para a o sucesso do stand da Rota era das melhores, “até pela importância de Juazeiro como cidade pólo da região. Essa atividade valoriza a produção local e integra Juazeiro às demais regiões do estado da Bahia e esse apoio do Governo da Bahia com o Ministério da Integração posiciona isso, a integração entre as regiões.” A CAR tem feito investimentos em Juazeiro com a aquisição de animais, a mecanização agrícola, a recuperação no sistema de irrigação. Tem investido ainda na Caprino cultura e na agro industrialização, além das unidades de beneficiamento de frutas em Uauá e Sobradinho, entre outros. E há o investimento do Programa Gente de Valor, que está sendo finalizado na negociação com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola – FIDA. “O FIDA vai promover a articulação de famílias aqui do semiárido para a promoção do desenvolvimento, com todo apoio e acompanhamento técnico”, completa Vivaldo.

Comercialização dos Produtos
Os agricultores que vieram participar do stand da Rota estavam animados, embalados pelo som de Neto e Mundinho e visitantes à procura de conhecer seus produtos. Roseli da Silva, da Cooperativa Agropecuária de Canudos e Curaçá disse que suas compotas de umbu estavam tendo muita saída. Naiara Soares, da Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências – COOPFESBA/Bahia Cacau, comentou que o chocolate 70% é o mais procurado, por conta de sua alta concentração. Josiene dos Santos, da COOPAG comentou que as polpas de umbu, que custam R$5 o quilo, já tiraram o lucro de sua viagem.

Mas a grande da noite estava sendo com a Associação Comunitária de Lagoa Salgada e seus artesanatos. Eram bonecas de pano, bolsas de tecido, cangas, mobília de pelúcia, tudo sendo apreciado pelos visitantes com muito entusiasmo. A Psicóloga Carla Lorena Pesqueira estava lá e disse que a vontade era levar uma boneca pra casa. “São coisas lindas, tudo muito bem feito, com muita competência. A organização da Rota está de parabéns por nos apresentar a todas essas maravilhas. Minha mãe adorou o conjunto de sofás de pelúcia. Eu estou levando a minha. E já comprei também os bonequinhos que representam o trio nordestino.”, disse Carla Lorena. O stand da Rota da Integração da Agrocultura Familiar ficará montado até domingo, 18, dentro da VII Expovale, no Pátio da Feira Livre, a partir das 18h. 

Ramáiana Leal/ Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário