segunda-feira, 5 de maio de 2014

POR FORTE ODOR EM RIO, EQUIPE PARA AS BUSCAS POR VÍTIMA DE NAUFRÁGIO EM SENTO SÉ BAHIA

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros interromperam as buscas pelas vítimas do naufrágio no Lago Sobradinho, no Rio São Francisco, na região de Sento Sé, nesta segunda-feira (5). Segundo o subcomandante 9º Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro, major José Alberto, as buscas pararam devido ao odor na localidade, que estaria relacionado à decomposição de corpos de passageiros. Por isso, foi preciso trocar a roupa que tem sido usado pelos mergulhadores. A busca deve ser retomada na terça-feira (6).

"Um mergulho nas condições normais [sem vestimentas ideais] acarreta em riscos biológicos para mergulhadores", relatou o major. As roupas adequadas para a operação devem chegar do município de Paulo Afonso, onde bombeiros estão em treinamento. As vestimentas são conhecidas como "Roupas Secas de Mergulho" e bloqueiam o contato da água com a pele do profissional.

De acordo com major José Alberto, antes da interrupção das buscas, os oitos mergulhadores envolvidos na operação identificaram, de forma tátil, a presença de corpos de dois dos três passageiros da embarcação que naufragou ainda sumidos. Eles estariam presos em uma cabine, que deve ser repartida após a retomada das buscas. Após seis dias, causa do acidente ainda é desconhecida. A delegacia responsável informa que testemunhas ainda não foram ouvidas.

Naufrágio
O barco "Travessia do Mar Vermelho" transportava 40 pessoas quando afundou na terça-feira (29). A embarcação foi localizada na sexta-feira (2). Na noite do naufrágio, 34 pessoas foram resgatadas com vida e uma criança morreu. Outros cinco passageiros ficaram desaparecidos. Uma mulher de 54 anos e um garoto de 11 tiveram os corpos encontrados durante as buscas na área. De acordo com o Comando do 2º Distrito Naval, militares da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros estudam uma maneira segura de fazer a retirada dos dois corpos que estariam na embarcação naufragada.

Investigação
Segundo informações da Marinha, a embarcação era inscrita na Agência Fluvial de Juazeiro e tinha capacidade para transportar 54 passageiros e 3 tripulantes. De acordo com o capitão Cláudio da Conceição, da Marinha de Juazeiro, o clima chuvoso e o aumento na velocidade do vento prejudicaram o trabalho de buscas durante a quarta-feira (30). Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, foi instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.

Henrique Mendes - Do G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário