quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mudas de espécies típicas da Caatinga serão distribuídas em bairro de Petrolina

Cerca de cem mudas de caraibeira e ipê- espécies típicas da caatinga- serão distribuídas durante a manhã do próximo dia 23(quarta), no loteamento Nova Vida, nas imediações do João de Deus, zona Oeste de Petrolina. A iniciativa, que está marcada para começar às 8h, faz parte das comemorações da Semana da Caatinga, sob a coordenação da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

“Escolhemos esta área pelo déficit de arborização apresentado no local. A idéia é aumentarmos a cobertura vegetal daquela região”, explica a estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco e integrante do setor de Educação Ambiental da AMMA, Naedja Ferraz.

Os interessados em adquirir as mudas terão que comparecer ao estande que será montado no local e fazer antes um cadastro. “Daremos as instruções técnicas de como fazer o replantio. A pessoa vai assinar um termo de compromisso e a partir disso faremos o acompanhamento por um ano”, complementa Naedja.

Além de celebrar o Dia da Caatinga, a entrega das mudas também serve para reforçar o programa “Uma árvore, uma vida”, lançado pela prefeitura municipal em 2013. O principal objetivo é arborizar a cidade e destacar a importância de espécies nativas. No Parque Josepha Coelho, por exemplo, mais de 4 mil mudas já foram implantadas.

“Esse programa de arborização é interessante porque conta com diversas linhas de ação e pode envolver a comunidade de várias formas. Dentre as metas estabelecidas estão a de aumentar o número de viveiros;aumentar a cobertura vegetal; além de incentivar empresas a adotarem praças e áreas verdes, mantendo-as conservadas e em perfeitas condições de uso para a comunidade, ao mesmo tempo em que valorizam sua marca”, pontua Naedja Ferraz.

Para o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro, um dos caminhos para a preservação da caatinga passa pelas ações de conscientização. “O Dia Nacional da Caatinga pede que a gente faça uma reflexão sobre as ações de devastação que esse importante bioma vem sofrendo. É preciso implantar ações como as unidades de conservação da caatinga, a distribuição de mudas; mas educar a população também é imprescindível para que possamos ter sucesso no trabalho de preservação e conservação da caatinga”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário