sexta-feira, 4 de abril de 2014

Codevasf participará de debate sobre hidrovia do São Francisco na segunda‏

O Corredor Multimodal do Rio São Francisco e seus benefícios socioeconômicos e ambientais serão debatidos na segunda-feira (07) em um workshop realizado em Petrolina – região do Submédio São Francisco -, pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) e pelo Banco Mundial, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Ministério dos Transportes, Antaq, Dnit e Governos dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.

A abertura do Workshop Socioambiental será realizada pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, pela secretária interina de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves, e pelo coordenador de planejamento da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Luiz Carlos Ribeiro. Representantes do Banco Mundial que atuam como assessores técnicos do projeto vão coordenar palestras sobre políticas ambientais e sociais, impactos socioambientais em hidrovias e benefícios econômicos do Corredor Multimodal do rio São Francisco. Analistas da Codevasf e do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) apresentarão um panorama sobre a mitigação e a prevenção do assoreamento do rio. O Workshop Socioambiental tem como objetivo geral coletar subsídios para construção do plano de ação visando ao desenvolvimento do Corredor Multimodal do rio São Francisco.

O evento será também uma oportunidade de engajar organizações do setor público e da sociedade civil relacionados à dimensão socioambiental do projeto, apresentar possíveis oportunidades e impactos relacionados ao Corredor Multimodal do São Francisco e discutir a estratégia proposta para tratar essas questões no seu desenvolvimento futuro. Visando a ampliar a competitividade, o dinamismo e a sustentabilidade da economia brasileira, o Governo Federal assumiu o compromisso de ampliar a participação das hidrovias na matriz de transportes do Brasil. Além de reduzir os custos logísticos e de transporte associados à circulação de mercadorias e de pessoas, as hidrovias atraem novos empreendimentos e investimentos, estimulam o uso sustentável dos recursos hídricos e contribuem para a redução das disparidades regionais.

Desta forma, em alinhamento colaborativo com as políticas e planos do Governo Federal nas áreas de desenvolvimento regional e de transportes, o Corredor Multimodal do Rio São Francisco integrará os diversos meios de transporte da região (hidroviário, ferroviário, rodoviário), ancorado na importância histórica do rio São Francisco enquanto elemento de integração macrorregional e dinamismo econômico. O trecho do rio que vai de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), de aproximadamente 1.300 km potencialmente navegáveis para fins comerciais, de lazer, dentre outros, é um eixo de grande atividade econômica e deverá crescer com o desenvolvimento do Corredor, atingindo 339 municípios em sua área de influência direta.

Propõe-se alcançar três grandes objetivos com o Corredor Multimodal. Um deles é ampliar o desenvolvimento socioeconômico e integração regional da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Um segundo objetivo é transformar a matriz de transportes, tornando-a mais sustentável – menos poluente, com menor consumo de energia e de combustíveis fósseis, gerando menos emissão de carbono. Entre os objetivos está ainda o de aprimorar a competitividade logística e de transporte na área influência do Corredor Multimodal do Rio São Francisco, por meio da otimização de seu potencial hidroviário, ferroviário e rodoviário, e da articulação e integração dessas vias.

Serviço:
Workshop Socioambiental
07 de Abril de 2014
Das 08h30 às 17h30
Local: Hotel Quality Petrolina
Avenida Cardoso de Sá, 201 - Orla II
Petrolina, Pernambuco, Brasil

Ascom Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário